Os bancários do Núcleo Vila Leopoldina, centro administrativo do Bradesco, elegeram Valdir Francisco e Edélcio Colhado como titulares da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Os dois eram os candidatos apoiados pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A votação encerrou-se na sexta-feira 15; os dois foram os mais votados.
“Valdir e Edélcio eram apoiados pelo Sindicato por serem de fato comprometidos com os interesses dos trabalhadores, e a eleição deles como titulares mostra que os bancários e bancárias da Vila Leopoldina acreditam no empenho que eles terão para representá-los e lutar por melhores condições de trabalho no local, e mostra também que confiam no Sindicato. Em nome dos dois, queremos agradecer a participação de todos e os votos de confiança”, diz o dirigente sindical Paulo Sobrinho.
O dirigente destaca que no prédio da Vila Leopoldina muitos trabalham em home office, alguns indo ao local uma ou duas vezes na semana e outros 100% de casa; e que por isso, uma das principais propostas dos dois candidatos é acompanhar mais de perto as condições do teletrabalho e lutar por melhorias na saúde desses funcionários.
“A Cipa é um importante instrumento dos trabalhadores para cobrar da empresa que melhore as condições no local de trabalho ou no teletrabalho, promovendo assim a saúde física e mental de seu quadro funcional. Por isso é muito importante que os representantes eleitos atuem de fato em prol dos trabalhadores e não dos interesses do banco. O trabalho da Cipa vai muito além da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, os integrantes da Cipa devem atuar em defesa da vida e da saúde dos empregados”, acrescenta Paulo Sobrinho.
Veja alguma das propostas de Valdir e Edélcio
- Ser o porta voz dos funcionários;
- Acompanhar mais de perto as condições do teletrabalho;
- Cobrar a implantação de serviço de vans para os funcionários se deslocarem da Cidade de Deus para o Núcleo Leopoldina (ida e volta), beneficiando os funcionários que moram em Osasco e que trabalham na Leopoldina;
- Apresentar propostas de segurança para o entorno do Núcleo Leopoldina devido ao risco de assalto.
- Combate ao Assédio moral, que adoece os bancários;
- Ampliação do horário de atendimento do Ambulatório médico, para atender aqueles que trabalham no período noturno.