Pular para o conteúdo principal

UNI Juventude Brasil: jovens sindicalistas debatem conjuntura e desafios

Imagem Destaque
IV Oficina de Formação da Uni Juventude Brasil

Foi realizada na última quinta-feira, 14 de julho, na Colônia de Férias dos Comerciários, localizada em Praia Grande, a IV Oficina de Formação da Uni Juventude Brasil. O evento reuniu jovens sindicalistas de todo o Brasil, e debateu a atual conjuntura econômica e social do país e os desafios da juventude para o próximo período. 

A IV Oficina de Formação da Uni Juventude Brasil contou com uma análise do economista e técnico do Dieese, Gustavo Carvazan, sobre a crise econômica e social enfrentada pelo Brasil e seus impactou para a juventude. Também foram abordadas as perspectivas para as pautas de juventude com relação às eleições de outubro - em apresentação de Lígia Toneto, secretária estadual da JPT- SP (Juventude Petista de São Paulo) - na qual ficou demonstrado que os jovens são o público que mais deseja a saída do atual governo do poder. Outro tema debatido foi a Transição Justa e o Desenvolvimento Sustentável na Perspectiva da Classe Trabalhadora, apresentado pela cientista social Luz Gonzales.

“Esta oficina foi excelente para trocarmos conhecimento, debatermos sobre os temas que permeiam e afetam diretamente a juventude brasileira, que nos preocupam muito. Foram apresentados dados econômicos que mostram que o desemprego entre os jovens brasileiros esta em torno de 40%, um índice altíssimo e preocupante. Nosso país voltou ao mapa da fome, a educação está sucateada e os poucos jovens que trabalham estão em sua maior parte em empregos precarizados e sem direitos trabalhistas”, destaca a dirigente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e membro do Comitê Executivo de Juventude da UNI Américas, Karen Souza.  

“Saímos desta oficina com muitos desafios e com o dever de levar aos nossos sindicatos e nossas bases os debates feitos aqui. A juventude está discutindo sobre qual planeta quer deixar para as próximas gerações, quais as responsabilidades de todos, e claramente com a missão de eleger um governo que mude a situação atual de nosso país, juntamente com um congresso que invista em políticas públicas, incluindo os jovens no mercado de trabalho e uma educação de qualidade”, conclui Karen.

A diretora executiva do Sindicato e presidenta da Juventude da UNI Américas, Lucimara Malaquias, esteve pessoalmente com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e transmitiu em vídeo (assista abaixo) a mensagem do líder latino-americano para os jovens sindicalistas presentes na IV Oficina de Formação da Uni Juventude Brasil. 

seja socio