A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias terão horário alterado nos jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina de Futebol, como ocorre no mundial masculino. A informação foi divulgada pela entidade, em nota, nessa quinta-feira 20.
>Sindicato reivindica, e Bradesco altera horário de trabalho nos jogos da Seleção
Na segunda-feira 17, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) havia encaminhado à Febraban um pedido cobrando o expediente especial.
Nos dias de jogos da seleção brasileira que iniciarem às 8h, no horário de Brasília, os bancos abrirão uma hora mais tarde. Portanto, quando os jogos forem realizados mais cedo, não impactando no horário normal de funcionamento das agências bancárias, o expediente seguirá sem alteração. Ainda, segundo a Febraban, “cada banco adotará política própria para os colaboradores que não trabalham em agências”.
Tradicionalmente, o ponto facultativo é adotado apenas para Copa do Mundo de equipes masculinas. Recentemente, o governo publicou no Diário Oficial da União, decreto que também concede ponto facultativo em jogos da seleção feminina.
Nos jogos com horário previsto às 8h (horário de Brasília), o atendimento ao público será das 11h às 17h.
“É a primeira vez que essa mudança acontece. Sinais dos novos tempos em que o governo tem uma visão diferente sobre a igualdade de gênero e os trabalhadores bancários têm uma negociação forte que garante esses avanços, tanto para a categoria que poderá assistir aos jogos, como para o futebol feminino, que terá maior visibilidade. É, sem dúvida, uma mudança cultural que nos ajuda na busca da igualdade”, afirma Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de São Paulo, Osasco e Região.