No último mês de junho, o atual Canal de Denúncias do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região completou um ano em atividade. Após sua atualização em 2023, o canal ficou mais moderno e teve um expressivo aumento no número de denúncias recebidas.
Em 2022, o total de denúncias foi de 344. No primeiro ano do novo canal, entre junho/2023 e junho/2024, foram contabilizadas 1.362 denúncias. Confira a seguir outros dados relevantes da plataforma:
- 73% das denúncias recebidas são de caráter coletivo, ou seja, são problemas que atingem mais de um profissional;
- 48% de todas as denúncias no último ano (Junho/23 a Junho/24) se referem à assédio moral;
- 20% das denúncias do último ano foram motivadas por descumprimento de lei ou da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)
- 15% das denúncias do último ano envolvem pressão excessiva, cobranças de metas e falta de funcionários;
O restante das denúncias recebidas pelo Sindicato se divide entre problemas estruturais nos locais de trabalho, discriminação de gênero, raça, orientação sexual, capacitismo, além de diversas denúncias de assédio sexual.
Valeska Pincovai, secretária de saúde e condições de trabalho do SP Bancários, relaciona os temas frequentes das denúncias ao alto índice de adoecimento da categoria. A dirigente relata que o assédio moral, infelizmente, é uma forma de gestão para cobrança de metas nos bancos, o que resulta em cada vez mais trabalhadores adoecidos.
Bancos negam relação óbvia
Em mesa negocial sobre saúde bancária realizada nesta semana, no dia 25 de julho, os representantes dos bancos negaram a relação entre cobranças por metas e adoecimento mental da categoria. Mesmo com todos os dados colhidos no Canal de Denúncias, na Consulta Nacional 2024 e na pesquisa da Contraf-CUT em conjunto com a UNB (Universidade de Brasília) sobre Gestão e Patologias do Trabalho, os banqueiros se recusam a assumir a responsabilidade pelo adoecimento bancário.
"A Secretaria de Saúde do Sindicato bate recorde de atendimento de pessoas desesperadas devido à cobrança nos bancos, com ansiedade e Burnout. Muitas delas não conseguem sequer entender o que está acontecendo porque, além de estarem doentes, não têm nenhum tipo de orientação e acolhimento por parte dos Bancos. A realidade é assustadora e comprova o descaso dos bancos."
Valeska Pincovai
Aliado da categoria
Conquista da Campanha Nacional dos Bancários de 2010, o Canal de Denúncias é totalmente anônimo, garantindo um espaço seguro para a categoria se manifestar. Valeska Pincovai destaca como o canal do Sindicato é o meio mais eficiente para a solução dos problemas que afligem os bancários.
"O canal do Sindicato é o mais confiável para todos os casos, pois os canais internos dos bancos não resolvem e ainda causam prejuízo a quem denunciou. Além disso, os bancos não são transparentes sobre como tratam os casos e sobre os números de assédio nos canais deles", afirma Valeska.
Outro aspecto importante do Canal de Denúncias é a obtenção de dados estatísticos sobre os problemas da categoria. Com esses dados em mãos, o Sindicato pode planejar melhor suas ações e negociar com os bancos de forma ainda mais embasada.
Se você for vítima de assédio ou identificar irregularidades no seu local de trabalho, não deixe de utilizar o Canal de Denúncias. Essa ferramenta segura e democrática está disponível para toda a categoria no site do SP Bancários.