Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Alesp

Audiência pública na quinta 31 debaterá epidemia de adoecimentos mentais nos bancos

Imagem Destaque
imagem em desenho mostra o cérebro de uma mulher pegando fogo

O setor bancário registrou aumento de 168% no número de afastamentos por transtornos mentais em 10 anos, passando de 5.411 em 2014 para 14.525 em 2024.

Diante desta realidade, na quinta-feira 31, às 14h, será realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo uma audiência pública para debater a epidemia de adoecimentos, principalmente de ordem psíquica, nos bancos. A iniciativa é do deputado estadual (PT) e ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino.

“É muito importante que este tema seja debatido em uma audiência pública, pois isto nos dará a oportunidade de mostrar para a população o escândalo que é essa epidemia de adoecimentos nos bancos, comprovada por dados segundo os quais os transtornos mentais entre os bancários são maiores do que no resto dos trabalhadores”, ressalta Valeska Pincovai, secretária de Saúde do Sindicato.

A dirigente acrescenta que ao invés de negarem essa realidade, os bancos poderiam discutir com os sindicatos ou entre eles próprios sobre como muda-la.

“Queremos que os banqueiros se conscientizem e reconheçam a urgência de cuidar da saúde de seus empregados que não são máquinas, são seres humanos com famílias. E são esses trabalhadores que ajudam a manter os lucros dos bancos, que poderiam ser ainda maiores se os bancários adoecessem menos por conta do assédio moral generalizado para o cumprimento de metas abusivas”, finaliza Valeska.

seja socio