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Bancários promovem Dia Nacional de Luta na véspera de negociação com a Fenaban

Linha fina
Trabalhadores querem política de prevenção ao assédio moral
Imagem Destaque
Os bancários foram às ruas nesta terça-feira 31, Dia Nacional de Luta contra o Assédio Moral e as Metas Abusivas, para cobrar da federação dos bancos que inclua na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) uma política de prevenção ao assédio moral nas instituições financeiras e o fim das metas abusivas. Está é uma das reivindicações de saúde, além das de segurança, que serão discutidas amanhã e quinta feira, 1º e 2 de setembro, na negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e Fenaban, dentro da Campanha Unificada 2010.
 
“Os bancos não podem desperdiçar mais essa oportunidade de não só ser um setor pioneiro em contratar essa política, mas principalmente de tomar medidas práticas para frear o adoecimento, que atinge em níveis epidêmicos os bancários”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.  “A pressão por metas e o assédio moral são males presentes no dia a dia do trabalho e responsáveis pelo crescimento de doenças mentais na categoria, como o stress pós-traumático, a síndrome do pânico e a depressão, além das LER-Dort”, completou.

Ato - Em São Paulo foram distribuídas camisetas e fitas verdes com a inscrição: Um outro banco é preciso sem assédio moral e metas abusivas, nos principais centros administrativos dos bancos e em agências bancárias da região central. A campanha está dividida em cores de acordo com as reivindicações. Verde é a cor da saúde, vermelho da mobilização, amarelo do dinheiro, branco da paz, da união.

Dando continuidade às atividades da campanha, o Sindicato lança o curta-metragem de animação Vida de Bancário, nesta quarta-feira 1º , às 12h30, pelo site do Sindicato www.spbancarios.com.br . O filme denuncia à sociedade a dura rotina dos bancários.

Principais Reivindicações de Saúde

Implantação de programa de orientação e prevenção, com acompanhamento do Sindicato ao assédio moral

Declaração explicita contra qualquer ato de assédio moral

Treinamento que aborde o tema e as formas de evitá-lo

Criação de canais para denúncias com preservação da identidade do denunciante, com prazo para apuração e solução dos problemas

Fim das metas abusivas e fim das metas para os caixas

Participação dos trabalhadores na definição das metas, que devem levar em conta o porte da agência, o número de empregados, o perfil econômico local etc.

Metas coletivas e não individualizadas

Manutenção de direitos como VR, VA e PLR para afastados

Segurança - Apenas em 2009, os bancos foram autuados pela Polícia Federal (PF) em R$ 15,54 milhões por descumprir normas de segurança. As multas têm relação com irregularidades como agências abertas sem o plano de segurança obrigatório e descumprimento das medidas previstas nos planos de segurança aprovados (como falta de vigilantes, falta de câmeras de segurança e ausência de alarmes). Todas essas falhas têm em comum o fato de colocarem em risco a vida de bancários e clientes, por negligenciarem as recomendações de especialistas no que se refere à segurança das agências.

Esse tipo de problema já vem sendo tratado com os bancos nas mesas temáticas que aconteceram durante o primeiro semestre. Os debates incluem também medidas reparatórias para bancários vítimas de assaltos, sequestros e extorsões, dentre elas a necessidade de acompanhamento médico e psicológico no pós-assalto. O Sindicato também reivindica o fim do porte de chaves de cofres e unidades e o fim do porte de numerário por bancários, instalação de portas de segurança em todas as agências e vidros blindados nas fachadas.

Principais reivindicações de segurança

Proibição de transporte de numerário e da guarda das chaves dos cofres por bancários

Estabilidade no emprego e pagamento de indenização para vítimas de assaltos ou seqüestros

Assistência médica e psicológica total, inclusive com o pagamento de medicamentos, para vítimas de assaltos

Instalação de portas de segurança antes do autoatendimento em todas as agências

Vidros à prova de balas nas fachadas das agências

Emissão de Comunicação de Acidentede Trabalho (CAT) para todas as ocorrências

Instalação de câmeras em todas as áreas de circulação de clientes e usuários para a identificação de criminosos
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