Imagem Destaque
A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira, destacou a necessidade de melhorar as condições de trabalho como uma das principais reivindicações da categoria. E informou que a entidade realizou estudo que entre outros pontos confirma que os bancários estão adoecendo no local de trabalho. Cerca de 65% estão estressados, enquanto a média na população nacional é de 30%.
Juvandia convidou os representantes dos bancos para participar do seminário sobre saúde dos bancários, no dia 24, quando será lançado livro sobre o tema, com a síntese desses estudos. “O estresse do qual os bancários se queixam está diretamente relacionado às metas inatingíveis, principalmente à maneira como são cobradas e estabelecidas”, afirmou a presidenta do Sindicato.
O aumento real de salários foi outro destaque feito pela dirigente. “Lucro dos bancos em crescimento, crédito em alta, esses resultados precisam se transformar em valorização salarial dos bancários, principais responsáveis por produzir os ganhos bilionários das instituições financeiras.”
A presidenta do Sindicato Juvandia defendeu ainda a assinatura pelos bancos do termo de Venda Responsável de Produtos e ressaltou a necessidade de se promover inclusão bancária com emprego decente. “Os bancos têm de oferecer atendimento de qualidade a seus clientes, ampliar postos e agências com serviço feito por bancários”, afirmou, ao lembrar que hoje no Brasil há mais de dois mil municípios sem agências bancárias. “Grande parte dos correspondentes bancários utilizados pelos bancos está concentrada onde existem mais agências. E estão precarizando as condições e o contrato de trabalho”, disse Juvandia.
Calendário – Os integrantes da Fenaban comprometeram-se a anunciar, nos próximos dias, um calendário de negociação. “Esperamos fechar a campanha com bons resultados para os bancários e aprofundar os debates de temas importantes para a categoria”, completou a presidenta do Sindicato.
Passeata - Uma grande passeata promovida pelo Sindicato pelas ruas do centro velho de São Paulo marcou o lançamento da Campanha Nacional Unificada 2011. Artistas de rua, fantasias, faixas, cartazes, bandeiras, música ao vivo e a tradicional animação da categoria chamaram a atenção das pessoas que passavam.
Ao meio-dia dessa sexta 12, bancários e lideranças sindicais concentraram-se diante da sede do Sindicato, na Rua São Bento, com faixas e cartazes. Abrindo a passeata, artistas da ONG Pombo Urbano pintados totalmente de prateado movimentavam-se ao ritmo do maracatu como robôs operando computadores e atendendo telefones, em alusão ao mote da Bancário não é Máquina. No peito, um coração vermelho.