Pular para o conteúdo principal

Bancários participam do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação nesta sexta (30)

Imagem Destaque
Bancário de diversas outras categorias participam da luta das centrais sindicais pelo Dia Nacional de Mobilização e Paralisação contra a precarização de direitos dos trabalhadores nesta sexta-feira (30). Agências localizadas próximo às regionais do Sindicato - como Centro, Osasco e avenidas João Dias e Faria Lima - terão a abertura atrasada em uma hora. A partir das 15h, haverá concentração no vão livre do Masp.

 “Vamos para as ruas em defesa dos trabalhadores e na luta pelo fim do fator previdenciário, mais investimento em educação e saúde e contra o Projeto de Lei 4.330, que trata da terceirização, reduz direitos trabalhistas garantidos em acordos e convenções coletivas, na CLT e na Constituição Federal”, diz Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

Além de liberar a terceirização nas atividades essenciais da empresa, o PL 4330 acaba com a responsabilidade solidária. Isso equivale a dizer que se a terceirizada não arcar com as obrigações trabalhistas, a tomadora de serviços pode não ter qualquer responsabilidade pelos trabalhadores que prestavam serviço a ela e nem ser cobrada na Justiça.  Estima-se que atuem no setor financeiro mais de um milhão de pessoas, mas o quadro formal de empregados dos bancos é de aproximadamente 500 mil.

“Os terceirizados recebem salários três vezes mais baixos que a média da categoria e sem a maioria dos direitos conquistados em muitos anos de luta, como os vales refeição, alimentação, PLR. A intenção é regularizar a interposição fraudulenta de mão de obra”, explica Juvandia Moreira.


Cecilia Negrão
Assessora de imprensa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
(11) 3188-5212 ou (11) 99485-4868
Email:
[email protected]
seja socio