Pular para o conteúdo principal

Selic sobe a 9% ao ano e Brasil perde

Linha fina
Desde março, taxa básica de juros já aumentou 1,75 ponto percentual atendendo a interesses de banqueiros e rentistas
Imagem Destaque

São Paulo – O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu pela quarta vez seguida elevar a taxa básica de juros. O aumento de meio ponto percentual anunciada na quarta-feira 28 leva a Selic a 9% ao ano. De março para cá, o Copom promoveu um aumento de 1,75 ponto percentual.

No comunicado emitido após a reunião, os diretores explicam que a decisão, tomada por unanimidade, dá “prosseguimento” ao ajuste da taxa e “contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano”.

A trajetória de alta da Selic teve início em meio a pressões do mercado, que se valeu da pressão inflacionária comum no começo do ano, provocada especialmente pelas safras de alimentos, para cobrar mudanças na política econômica. Isso após o Copom levar a taxa de juros ao menor nível da história, 7,25% ao ano, patamar mantido entre outubro de 2012 e março de 2013.

Para a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, esses recursos são tirados do orçamento público e estão indo para o bolso de banqueiros e rentistas. “São recursos que deixam de ser alocados em investimento, educação, saúde para enriquecer ainda mais os banqueiros que já exploram a sociedade com altas taxas de juros e tarifas.”

Leia mais
> Juros bancários têm maior alta desde setembro


Redação, com informações da Rede Brasil Atual - 29/8/2013

seja socio