Pular para o conteúdo principal

Campanha 2014 estreia na Avenida Paulista

Linha fina
Com o mote <i>Bancos em 3D: Demitem, Desrespeitam e Deprimem</i> os trabalhadores, mobilização da categoria chega ao centro financeiro da capital
Imagem Destaque

São Paulo – A chuva não atrapalhou o lançamento da Campanha Nacional Unificada 2014 na Avenida Paulista, na quarta-feira 13. As reivindicações, entregues à federação dos bancos (Fenaban) na segunda 11, foram destacadas para clientes e bancários de agências localizadas na Praça Oswaldo Cruz, início da Avenida Paulista. A pipoca e os personagens do cinema lembravam o mote deste ano, Bancos em 3D: Demitem, Desrespeitam e Deprimem os trabalhadores. Vamos mudar essa história!

> Vídeo: reportagem sobre a manifestação
> Fotos: galeria do ato na Avenida Paulista

“A manifestação na Paulista, conhecida como centro financeiro do país, é importante para reforçar junto a clientes e bancários que a Campanha Nacional começou”, disse a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

Agências da região receberam a visita de dirigentes sindicais que levaram informações sobre o período de intensificação das mobilizações.

Personagens como Bank Vader, o lado negro da força financeira, e os Caçadores de Assédio, cujos alvos são os fantasmas do assédio moral, divertiram a população. A estreia cinematográfica ainda contou com trilha ao vivo tocada por 19 componentes da bateria da escola de samba Tom Maior.

Apoio – “Não só os bancários estão na luta, mas os usuários apoiam porque sabem das tarifas e juros altos cobrados pelos bancos, que têm lucros recordes e, assim, podem atender todas as reivindicações”, afirma Juvandia Moreira.

“O lucro do Bradesco do último trimestre foi recorde e os bancários trabalham muito. Quem dá esse resultado são os trabalhadores”, afirma o ex-árbitro de futebol, que apitou o famoso gol de placa do Pelé no Maracanã em 1961, o lúcido Olten Ayres de Abreu, aos 85 anos.

> "PIB" dos bancos subiu 2,6% em um ano
> Lucros reforçam que bancos podem atender pauta

“Os bancos ganham cada vez mais e meu apoio aos bancários é como cliente e como cidadã, por uma questão de justiça”, afirma a aposentada Dora Kalef, correntista do Itaú há 30 anos.

Um funcionário do Bradesco considerou muito boa a estreia da Campanha “para criar empatia com a população”.

Os bancários querem reajuste salarial de 12,5%, sendo 5,4% de aumento real, além da inflação projetada de 6,76%. Além disso, estão entre as principais reivindicações participação nos lucros (PLR) de três salários mais R$ 6.247 e vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá no valor de R$ 724 cada.

Leia mais
> As principais reivindicações da categoria
> Sucesso na estreia da Campanha 2014 no Ceic
> Passeata pelo centro abre Campanha Nacional 2014


Mariana Castro Alves – 13/8/2014

seja socio