Pular para o conteúdo principal

Bancos boicotam economia com aumento de juros

Linha fina
Diretor técnico do Dieese afirma que "reprecificação dos créditos" é perda para os consumidores no país
Imagem Destaque
São Paulo – "No momento de crise, onde o sistema financeiro deveria apoiar a retomada de crescimento econômico, inclusive, reduzindo a taxa de juros, eles fazem o contrário, elevam. Eles comemoram o resultado, mas para a nação é uma grande perda", criticou na quinta 11 o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, ao falar sobre o desejo dos bancos de "reprecificarem o crédito", o que significa aumentar as taxas de juros.

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, Clemente afirma que os bancos retiram bilhões de reais dos consumidores, das empresas e do Estado. "Para terem ideia, no ano passado, o Brasil pagou em título de juros mais de 500 bilhões de reais para os detentores da dívida pública. Nós pagamos outros bilhões de reais no crédito ao consumidor. O Brasil é um dos poucos países onde se compra um produto e se paga três por causa da taxa de juros."

> Áudio: ouça a entrevista de Ganz Lúcio para a Rádio Brasil Atual

"O Brasil se encontra em uma das mais graves recessões econômicas com um nível de desemprego alto, com milhares de empresas fechando e trabalhadores perdendo renda. E nós observamos é que as notícias que os bancos nos dão é que nesse período em que a economia vive dramaticamente a crise, eles elevam a rentabilidade, recuperam as margens de lucro, aumentando a taxa de juros, que já é estratosférica", critica.


Rede Brasil Atual - 11/8/2016
seja socio