São Paulo – Em reunião com a Regional SP Metropolitana do Santander, realizada na sexta-feira 4, dirigentes do Sindicato cobraram os representantes do banco espanhol sobre a realocação de bancários de agências de Osasco. Está prevista para o próximo dia 21 a fusão das agências Av. Antônio Agu e Av. Marechal Rondon, com o fechamento da primeira.
Após a cobrança do Sindicato, a Regional SP Metropolitana declarou que o compromisso é o de realocar todos os trabalhadores, incluídos os da plataforma PJ (Pessoa Jurídica).
“A Regional firmou compromisso de realocar todos os trabalhadores. Acompanharemos de perto a situação para garantir que isso de fato aconteça”, enfatiza a dirigente do Sindicato e bancária do Santander, Maria do Carmo.
A dirigente lembra que, mesmo com a realocação dos bancários, fusões e fechamentos de agências são preocupantes. “Mesmo alcançando o melhor resultado da sua história para o semestre e tendo o Brasil como sua maior fonte de lucro no mundo, respondendo por 26% do resultado global, o Santander insiste em demitir trabalhadores e fechar agências. Este tipo de gestão prejudica a população, que fica com cada vez menos opções de atendimento presencial, e sobrecarrega as agências que permanecem abertas, levando os bancários à exaustão.”
Maria do Carmo destaca ainda que fusões e fechamentos de agências geram um clima de tensão entre os trabalhadores. “Os bancários são sempre os últimos a saber se serão realocados ou não.”
“Caso algum bancário seja demitido, ele deve procurar o Sindicato por meio dos dirigentes, pelo WhatsApp (97593-7749) ou através da Central de Atendimento (3188-5200)”, orienta a dirigente.