Esta quarta-feira 22 começou com a paralisações da categoria bancária em todo o país. Em São Paulo, Osasco e Região, base do Sindicato, trabalhadores de diversos centros administrativos e agências aderiram ao protesto. Os bancários reivindicam respeito e proposta decente da Fenaban! Na mesa de negociação desta terça-feira 21, que terminou no fim da noite, os banqueiros propuseram reajuste insuficiente (somente 0,5% de aumento real), com retirada de direitos, como a PLR integral para bancárias em licença-maternidade. Uma nova rodada de negociação com a Fenaban acontece nesta quinta 23.
“Os bancos querem que a PLR não seja paga integralmente para os afastados e para as mulheres em licença-maternidade. É um absurdo isso. É dizer que elas não podem engravidar, que se estiverem de licença, estarão fora do nosso acordo”, denunciou Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato, em ato no Núcleo Vila Leopoldina, do Bradesco.
Entre os locais de trabalho mobilizados nesta manhã estão Bradesco Itapeva, Caixa e Bradesco de São Miguel Paulista, CA Brigadeiro do Itaú, Itaú BBA, Santander Osasco, CT Itaú e Telebanco Santa Cecília e Núcleo Vila Leopoldina, do Bradesco. Além de várias agências das regiões norte, sul, leste, oeste e em Osasco.
Ao todo, foram 129 agências - a maior parte no centro (29) e Paulista (38) - e 7 prédios paralisados. Nos centros administrativos, a paralisação ocorreu até as 10h e nas agências, foi até o meio-dia.