Já pensou encontrar alimentos de verdade, sem veneno e a preços justos em um só lugar? Pensando em facilitar a vida de quem busca uma alimentação mais saudável, o Sindicato dos Bancários de São Paulo e o Armazém do Campo promoverão a Feira de Orgânicos no Espaço Lélia Abramo, da Regional Paulista do Sindicato (Rua Carlos Sampaio, 305, próximo do metrô Brigadeiro).
A feira será no domingo 12 de agosto, das 9h às 17h.
Bancários sindicalizados terão 10% de desconto em qualquer produto, graças ao convênio entre o Sindicato dos Bancários de São Paulo e o Armazém do Campo, que também garante 10% de desconto em itens da loja. A Armazém do Campo (Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos) vende uma grande variedade de alimentos orgânicos como frutas, legumes, grãos, farinhas, geleias, biscoitos, cervejas, vinhos, sucos e muito mais; tudo com 10% de desconto para bancários sindicalizados.
Na feira, os visitantes encontrarão itens orgânicos, agroecológicos e artesanatos da economia solidária de assentamentos, cooperativas e agroindústrias da reforma agrária e da agricultura familiar. Todos livres de agrotóxicos. O Brasil é campeão em uso de agrotóxico e isso pode piorar muito se o Pacote do Veneno for aprovado pelo Congresso Nacional. Até agora, o Pacote do Veneno foi aprovado em comissão especial e deve seguir para apresciação no plenário da Câmara dos Deputados.
> Conheça os deputados que votaram a favor do Pacote do Veneno
Artesanato e roupas
O grupo Conecta em Rede – Rede de Colaboração Solidária, que atua em rede com o objetivo de contribuir para a comercialização do trabalho de empreendedores, também estará presente e levará para a feira artesanatos, alimentos orgânicos, vinhos e cachaças, roupas entre outros, produzidos de forma individual, mas comercializados de forma coletiva. “Fazemos parte da economia solidária e onde existir esse tipo de evento, gostamos de participar e de trocar conhecimentos”, diz Glauce Machado, técnica em Economia Solidária.
Som das Dez
Além de conhecer e comprar alimentos saudáveis, os visitantes poderão curtir um bom som, prestigiando a apresentação do grupo Som das Dez.
O nome do projeto é uma referência às dez cordas da viola caipira. O projeto representa a união de músicos apaixonados pelo som da viola e que, mesmo vivendo em grandes centros, admiram e são guiados pela simplicidade da vida das pequenas cidades do interior, os sons da natureza, os sabores e cheiros que permeiam e cultivam a paz e a fraternidade da vida no campo.
No repertório, peças do Cancioneiro Caipira/Popular, abrangendo ritmos de todo o Brasil, somados às influências do pop, rock nacional, e as tradicionais musicas caipira e sertaneja.
A apresentação do Som das Dez, formado pelos músicos Marcos Siqueira (viola/voz), Alex Faria (viola solo), Adriana Godoy (viola base/produção) João Carlos (viola/voz) e Jocimar Santos (viola solo/voz), será a partir das 11h.
Roda de conversa
Também no mesmo dia haverá uma roda de conversa com a participação de Rafael Arantes, que é do Programa de Alimentos do Instituto de Defesa do Consumir (Idec), e de Paulo Magrão, especialista em hortas comunitárias.
> Idec debate males do Pacote Veneno na feira orgânica do dia 12
“Hoje há uma crescente interesse por parte da população em ter uma horta comunitária e em entender qual é o tipo de alimento que está consumindo. Através desse projeto, pude perceber que isso virou uma questão de saúde, pautada pelo desenvolvimento humano. E quando os envolvidos passam a consumir o que estão produzindo, cria um elo de disseminação de conhecimento e faz com que outras pessoas se interessem pelo assunto”, afirma Magrão, que faz parte da ONG Capão Cidadão através do Projeto Horta – Cores e Sabores.
Teatro
Haverá também Arlequins com a peça O capital, baseada na obra de Karl Marx.
A entrada do evento é gratuita.