Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Luta Coletiva

Juventude discute soluções para enfrentar retrocessos de Temer

Linha fina
Uma das opções é manter a participação no Conselho Municipal de Juventude de São Paulo, que está com inscrições abertas para novo processo eleitoral
Imagem Destaque
Foto: CUT-SP

Com o intuito de buscar soluções para o desemprego entre os mais jovens e a falta de perspectiva em relação ao futuro do país diante dos desmontes promovidos por Temer, o Coletivo de Juventude da CUT-SP - formado por petroleiros, bancários, professores estaduais, enfermeiros, metalúrgicos e servidores municipais - esteve reunido no último dia 27.

Na pauta, outros assuntos também foram discutidos, entre eles a manutenção da participação nos espaços de controle social e a atuação da gestão no Conselho Municipal dos Direitos da Juventude de São Paulo.

"A juventude paulistana vem sofrendo com os desmontes promovidos no país e com os impactos que atingem estados e municípios. Os cortes nas verbas afetam projetos previstos para saúde, educação, cultura e esporte, e os jovens acabam sendo deixados de lado. Mas acredito que um dos problemas mais graves que enfrentamos é a falta de emprego e de perspectivas”, destaca Fernanda Reis, representantes dos bancários no Conselho Municipal de Juventude de São Paulo.

“Em fevereiro, quando o Brasil tinha mais de 12 milhões de desempregados, os jovens entre 18 e 24 anos representavam 26,5%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Hoje, o quadro de pessoas sem trabalho chega aos 13 milhões, e os dados tendem a ser cada vez piores para a juventude", acrescenta.

Fernanda ainda lembra que o Conselho se prepara para a escolha de novos representantes e que a nova gestão precisará estar preparada para enfrentar outros desafios.

"Estamos nos preparando para o processo eleitoral, e, sem dúvidas, a CUT e os sindicatos precisam manter a ocupação desses espaços de participação e buscar juntos soluções para o enfrentamento dessa crise, principalmente em uma das cidades mais importantes do país. O Conselho Municipal de Juventude é composto pela participação da sociedade civil e do município. E sua função é construir, acompanhar, fiscalizar as políticas de juventude que são implementadas na capital paulista", diz a representante.

A secretária de Juventude da CUT-SP, Cibele Vieira, afirma que desde o golpe de 2016 os jovens têm visto seus direitos sendo retirados. "A tentativa de impedir Lula de ser candidato, inclusive, é a continuidade dessa política perversa de aprofundar as desigualdades entre a população”, afirma.​

Faça parte do Conselho Municipal de Juventude de São Paulo

As inscrições para a eleição do Conselho deverão ser realizadas, presencialmente, na Coordenação de Juventude (Rua Libero Badaró, 119 - centro), até o dia 3 de agosto, das 9h às 17h. A eleição está prevista para acontecer no dia 19 de agosto de 2018.

Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de São Paulo.

seja socio