Pular para o conteúdo principal

Bancários tomam posse como conselheiros nos CRST's em São Paulo

Imagem Destaque
Representantes dos bancários tomam posse como membros do conselho gestor dos centros de referência em saúde do trabalhador

Representantes dos bancários tomaram posse como conselheiros nos Centros de Referência e Saúde do Trabalhador (CRST), em São Paulo. Durante a cerimônia, realizada na sexta-feira 26, na Secretaria Municipal de Saúde, foi ressaltado o sucateamento da saúde no país nos últimos. O descaso das políticas para defesa da Saúde do Trabalhador também foi lembrado.

Estiveram presentes na solenidade autoridades da Área de Saúde e o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho de São Paulo, João Eduardo de Amorim, que fizeram uma homenagem às vítimas da Covid-19 e reforçaram a importância da vacina e da defesa do SUS.

Valeska Pincovai, secretária de Saúde do Sindicato e dirigente sindical bancária pelo Itaú, reforça a importância de valorizar e fortalecer espaços de atendimento público voltados para a defesa da saúde e dos direitos dos trabalhadores, incluindo os bancários, que estão entre as categorias que mais sofrem com adoecimentos mentais decorrentes do assédio moral e da cobrança abusiva para o cumprimento de metas inatingíveis.

“A categoria bancária sofre muito com o grande número de adoecimentos. Os bancos não reconhecem que estão contribuindo para este quadro e não acolhem estes trabalhadores, que podem recorrer aos CRSTs, onde serão acolhidos pelos nossos representantes. Por isto, temos de defender políticas públicas eficazes”, afirma Valeska.

Fernanda Reis, conselheira eleita para o CRST de Santo Amaro e dirigente sindical bancária pelo Bradesco, ressalta que a eleição de bancários para o conselho é fundamental para marcar presença dos Sindicatos, da classe trabalhadora e da sociedade civil nas políticas e equipamentos públicos voltados para a saúde.

A dirigente enfatiza que os CRSTs atendem a todos os trabalhadores, e reforça a importância de defender as políticas de saúde voltadas para a classe. “É fundamental defender estes centros, porque além de atender e dar apoio a trabalhadores com doenças do trabalho, estes equipamentos públicos fiscalizam e multam empresas que cometem irregularidades contra os trabalhadores; e municiam o Estado com informações relacionadas a saúde laboral.”

“Estamos em Santo Amaro, na zona Sul, uma região muito extensa e com áreas muito carentes de equipamentos públicos, então é importante que as pessoas conheçam os serviços que os CRSTs oferecem, façam uso deles, se necessário, e divulguem para mais pessoas. Estamos à disposição para atender não só os bancários, mas todos os trabalhadores”, completa a dirigente.

O que é o CRST

  • É um posto dotado de médicos, fisioterapeutas e outros especialistas relacionados à medicina do trabalho.
  • Auxilia o trabalhador a comprovar que sua doença é decorrente de acidente ou de condições inadequadas de trabalho;
  • Se identificada a doença relacionada ao trabalho, emite Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), documento essencial para o reconhecimento do Beneficio Por Incapacidade Temporária como Acidente de Trabalho junto ao INSS;
  • Oferece tratamento clínico. Quando isso não é possível, encaminha a outro local vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Pode, ainda, fiscalizar e autuar empresas por não notificar acidentes de trabalho.

Como utilizar o CRST

Para ter acesso aos serviços do CRST o trabalhador tem de se dirigir à unidade mais próxima de sua residência ou do serviço (veja endereços abaixo), apresentar comprovante de endereço, o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e guia de encaminhamento que pode ser emitida pelo sindicato ao qual é vinculado, pela empresa ou por um médico. Antes da consulta, a pessoa passa por triagem cujo horário e dias são distintos em cada uma das unidades.

seja socio