O Sindicato realizou nesta sexta-feira 23 um protesto contra casos de assédio moral praticados por uma gestora da agência do Banco do Brasil Empresa no Bom Retiro, na região central de São Paulo. O Sindicato tomou conhecimento da prática no fim do ano passado, por meio do canal de denúncias, e cobrou providências da Dipes (Diretoria de Pessoas), que informou ter efetuado ação disciplinar contra a gestora, mas sem dizer quais seriam as medidas ou sanções adotadas. Recentemente, a entidade voltou a receber denúncia de assédio moral contra a mesma gestora.
>Banco do Brasil e Cobra condenados por assédio moral
A atividade, lúdica, além de denunciar a prática, também teve diálogo com funcionários no local de trabalho sobre assédio moral.
“O Sindicato rechaça qualquer prática que caracterize assédio moral e exige do banco, além de transparência, o que não houve ao não informar o tipo de encaminhamento para a conduta da gestora, que adote medidas enérgicas para coibir essa prática nefasta que humilha e adoece os trabalhadores”, enfatiza o dirigente sindical Getúlio Maciel, funcionário do BB.
“Ao não gerenciar esse tipo de conflito entre os gestores e os funcionários e permitir que haja reincidência desses casos, o BB torna-se conivente com a prática de assédio”, acrescenta o dirigente.
Getúlio lembra que os bancários que estiverem passando por situações similares em seus locais de trabalho podem, além do site, denunciar aos dirigentes sindicais (veja endereços e telefones aqui), à Central de Atendimento (11 3188-5200) ou pelo WhatsApp (11) 97593-7749. Em qualquer destes canais, o sigilo é garantido.