Pular para o conteúdo principal

Release: Bancos não dão reajuste para a categoria bancária

Linha fina
Nova reunião acontece quinta (27) com a Fenaban; CCT dos bancário termina dia 31/08
Imagem Destaque

São Paulo, 26/08/2020 - Em reunião nesta quarta-feira (26), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) manteve proposta com ganho real zero durante dois anos (com INPC parcelado em duas vezes em 2021). Bancários conseguiram reverter as mudanças na PLR e regras não mudam. Nova reunião será amanhã (27) às 14h. 

"O setor mais lucrativo do país não pode propor ganho real zero por dois anos, o que representa uma perda de 2,66% nos salários somente em 2020. Não podemos aceitar reajuste de 0% para ticket refeição e alimentação, sendo que a inflação de alimentos dos últimos 12 meses foi de 8,3%. Após muita discussão mantivemos as regras da PLR", disse Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. "Vamos deliberar uma assembleia permanente, a partir de amanhã, e a categoria define o encaminhamento da campanha e uma possível  greve". 

Campanha -  A definição da pauta final de negociação começou no início do mês de junho, com a consulta aos bancários e os debates nas conferências estaduais. Neste fim de semana, durante a 22ª Conferência Nacional, em São Paulo, cerca de 635 delegados que representam trabalhadores de bancos públicos e privados de todo o país definiram os itens para a Campanha Nacional Unificada 2020. A pauta foi entregue para os bancos dia 23/07. Foram onze rodadas de negociação: Teletrabalho (04); Emprego (06); Saúde e Condições de trabalho (11); Igualdade de oportunidades (13); Cláusulas Sociais e econômicas (13, 18, 20, 21, 22,  25 e 26). A data-base da categoria é 1º de setembro.

Ultratividade - Com o fim da ultratividade, princípio que garantia a validade de um acordo coletivo até sua renovação, nenhum dos direitos da categoria bancária contidos na Convenção Coletiva de Trabalho estão automaticamente assegurados após 31 de agosto, nem mesmo a PLR.  

 

 

 

seja socio