Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Desfecho para os calotes

Desenvolve SP: beneficiários de ação que participaram de assembleia receberão até 31 de agosto

Imagem Destaque

Os funcionários da Desenvolve SP – Agência de Fomento Paulista aprovaram as condições para o recebimento dos valores devidos referentes às correções de reajustes salariais conquistados nas Campanhas Nacionais dos Bancários (campanhas salariais).

A aprovação das condições para o pagamento ocorreu em assembleia realizada virtualmente com os trabalhadores; e organizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região na segunda-feira 23.

Para os beneficiários que participaram da assembleia virtual, os pagamentos serão feitos até 31 de agosto, mediante crédito em conta, conforme dados bancários fornecidos por eles.

Os que não conseguiram participar da assembleia e quiserem receber informações sobre o processo, bem como se estão contemplados pela ação, devem entrar em contato com a Central de Atendimento do Sindicato, pelo 3188-5200, via chat  ou solicitação via formulário ou WhatsApp.

O pagamento desses valores é resultado de uma ação coletiva movida pelo Sindicato e que tramitou na 87ª Vara do Trabalho de São Paulo (SP), e refere-se às campanhas salariais de 2011 a 2015.


Desde sua criação, em 2009, a Desenvolve SP descumpriu os acordos firmados pela categoria bancária com a Federação dos bancos (Fenaban), sempre sob a justificativa de que a agência de fomento precisava de autorização do governo do Estado para poder aplicar os índices de reajuste nos salários e demais verbas e benefícios dos empregados.

E quando finalmente aceitava aplicar o aumento – às vezes depois de meses e sempre após atuação do Sindicato – nunca pagou as correções dos valores retroativos à data-base da categoria bancária, que é primeiro de setembro.

O Sindicato tentou, pela via negocial, fazer com que a direção da empresa pagasse os valores retroativos devidos aos empregados, mas diante das negativas, a alternativa foi recorrer ao Judiciário, que deu ganho de causa à entidade e aos trabalhadores, contemplando o período de 2011 a 2015. Finalizado o processo, em um último ato, os empregados aprovaram as condições para o pagamento aos beneficiários, na assembleia virtual realizada na segunda-feira 23 de agosto.

“O desfecho desta luta reforça a importância de um sindicato presente e atuante, que é fortalecido pelos associados. Por meio das sindicalizações, a entidade tem mais condições de atender às demandas da categoria bancária e resistir a tantos ataques direcionados à classe trabalhadora. Por isso, é fundamental se manter sindicalizado, para que possamos continuar viabilizando ações como esta, que teve uma conclusão favorável para os trabalhadores.”

Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato

seja socio