Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Reajustes salariais devidos

Funcionário da Desenvolve SP, participe da assembleia sobre pagamento de ação coletiva

Imagem Destaque
Desenho de mulher em frente a uma tela de computador na qual sai uma mão segurando dinheiro

Na segunda-feira 23 de agosto, os funcionários da Desenvolve SP – Agência de Fomento Paulista farão uma assembleia virtual para receberem informações e condições sobre o processo coletivo movido pelo Sindicato para o pagamento de verbas devidas referentes a reajustes salariais conquistados nas Campanhas Nacionais dos Bancários (campanhas salariais). O processo tramitou na 87ª Vara do Trabalho de São Paulo (SP) e refere-se às campanhas salariais de 2011 a 2015.

Para participar da assembleia, é necessário fazer um pré-cadastro, clicando aqui.

Desde sua criação, em 2009, a Desenvolve SP descumpre os acordos firmados pela categoria bancária com a federação dos bancos (Fenaban), sempre sob a justificativa de que a agência de fomento precisava de autorização do governo do Estado para poder aplicar os índices de reajuste nos salários e demais verbas e benefícios dos empregados.

E quando finalmente aceitou aplicar o aumento – às vezes depois de meses e sempre após atuação do Sindicato –, nunca pagou os valores retroativos à data-base da categoria bancária, que é primeiro de setembro.

O Sindicato tentou, pela via negocial, fazer com que a direção da empresa pagasse os valores retroativos devidos aos empregados, mas diante da negativa, foi obrigado a ingressar na Justiça, que deu ganho de causa à entidade e aos trabalhadores. Agora os empregados irão receber, conforme ficará estabelecido na assembleia virtual que será realizada na segunda-feira 23 de agosto.

Este é um exemplo da importância da proximidade do Sindicato com os empregados da Desenvolve SP. A relação entre a entidade e os funcionários da agência de fomento é longa e resultou em conquistas, garantias de direitos e melhorias nas condições de trabalho.


Após muita cobrança do Sindicato, a Desenvolve SP implementou um Plano de Cargos e Salários aos empregados. Houve a adequação dos cargos e funções, porém, ainda existem algumas pendências, já que o PCS prevê a promoção de nível dentro do cargo, o que não foi implementada. O Sindicato continua pleiteando o cumprimento dessa questão junto à empresa.

O Sindicato também conseguiu a reintegração de uma bancária da Desenvolve SP, vítima de assédio moral e sexual e demitida mesmo com estabilidade assegurada por ser integrante da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa).

Após denúncias de bancários, o Sindicato também acionou a gestão de pessoas para solicitar esclarecimentos e a suspensão de avaliações de gestores por meio de regras e motivos obscuros.

“Os trabalhadores da Desenvolve SP sabem que o Sindicato sempre esteve presente e atuante, recebendo as demandas e as encaminhando à direção da agência de fomento para buscar uma solução. A entidade sempre defende e prioriza a via negocial, mas, quando esta se esgota ou sequer é aberta pela empresa, nós partimos para a via judicial. E a decisão da Justiça determinando o pagamento desses valores referentes às diferenças de reajustes salariais reforça que estamos com a razão e defendemos o lado certo, que são os direitos dos trabalhadores.”

Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato

“A atuação do Sindicato na Desenvolve SP reforça também a importância da entidade, que só existe graças aos sindicalizados. Por isso, é de fundamental importância que todos se mantenham associados e conversem com os colegas para trazerem mais associados para o Sindicato. Quanto mais sindicalizados, mais força tem a entidade. E, em tempos de ataques aos direitos, é fundamental ter sindicatos fortes para se contrapor aos ataques patronais e fortalecer a luta em defesa dos direitos, das condições de trabalho e de melhores salários”, acrescenta Neiva.

seja socio