Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha salarial

Trabalhadores em cooperativas de crédito conquistam reajuste de 10%

Imagem Destaque

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo e a FETEC/SP, conquistaram, ao lado dos trabalhadores em cooperativas de crédito, a renovação das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo 2020/2022, que segundo a cláusula 62 do acordo, tiveram vigência até 31 de maio deste ano. Em assembleia realizada nesta quarta-feira 4, os empregados aprovaram a proposta apresentada pelas Cooperativas para a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo 2021/2022, para renovação das cláusulas econômicas, para o período de 1º de junho de 2021 a 31 de maio de 2022.

Assim, os trabalhadores terão o reajuste de 10% sobre os salários, gratificações e demais benefícios (veja tabela abaixo). Esse índice de 10% corresponde ao INPC/IBGE, acumulado de junho de 2020 a maio de 2021, acrescido de aumento real de 1%, e deve ser aplicado retroativo a 1º/06/21.

A minuta de reivindicação foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia virtual no dia 16 de junho, que autorizou ainda a negociação pelo Sindicato e Fetec-CUT/SP e o desconto da contribuição negocial. Atendida pelas cooperativas de crédito, agora a conquista será celebrada em um Termo Aditivo ao ACT 2020/2022.

Com isso, as diferenças salariais e de outras verbas, referentes aos meses de junho a agosto de 2021, inclusive as diferenças do auxílio cesta-alimentação e do auxílio refeição considerado o mesmo período, devem ser pagas até 15 de setembro.

As demais cláusulas sociais do Acordo Coletivo das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo 2020/2022 permanecem válidas e com vigência até maio de 2022.

“Foi uma vitória neste cenário de ataques aos direitos trabalhistas e sociais, em meio a uma pandemia que já matou quase 600 mil pessoas, e deixou milhares órfãos e desamparados. A atuação do Sindicato nesse período foi incessante, e só a unidade e a organização dos trabalhadores foi capaz de garantir a presença da entidade nas mesas de negociação, defendendo os melhores acordos para os trabalhadores e mantendo a categoria unida e mobilizada para a defesa de direitos imediatos e históricos, assim como para avançar em novos. Parabéns a todos que participaram dessa negociação!”, diz a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro.

Neiva destaca ainda que o Sindicato pretende ampliar, cada vez mais, a sua representação no ramo financeiro. Houve um grande aumento no número de cooperativas de crédito e o desafio do Sindicato agora será atingir mais trabalhadores com sua negociação.

seja socio