Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Histórias em Pílulas

1963: bancárias participam da 1ª Conferência da Mulher Trabalhadora

Imagem Destaque
Fotografia mostra bancárias participando da 1a Conferência da Mulher Trabalhadora

No vídeo, vamos relembrar que, em 1963, as bancárias intensificaram as lutas e passaram a disputar espaços majoritariamente masculinos. Elas ainda tiveram papel importante na campanha salarial e de sindicalização, em projetos culturais, na elaboração da Folha Bancária, atreladas ao concurso Rainha dos Bancários.

Também em 1963, o Sindicato dos Metalúrgicos sediou 1ª Conferência da Mulher Trabalhadora com a participação de mulheres sindicalistas de várias categorias e estados brasileiros.

Durante a conferência, debateram temas ligados à defesa da mulher e ao papel da mulher na sociedade e no movimento sindical. A 2ª tesoureira do Sindicato dos Bancários, Maria Andrade, colocou em pauta a jornada de 6 horas, aposentadoria para a mulher, salário família, creche, além da oportunidade da mulher participar dos concursos do Banco do Brasil.

Assista a mais um episódio da série História em Pílulas e conheça os detalhes sobre esse período da história da entidade. A série faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril, e vai ao ar com um episódio por semana.

seja socio