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Chapéu
Suspeitas e preocupações

Sistema-piloto de atendimento de agências digitais causa transtorno; Caixa se compromete a mudar aviso

Imagem Destaque
Imagem em desenho mostra um empregado em frente a um. Na tela mostra a mensagem "compartilhar tela". Sobre sua cabeça paira um balão de pensamento e, dentro dele, o símbolo de "cuidado"

Após ser questionada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo e pela Apcef/SP, a Caixa Econômica Federal se comprometeu a modificar a mensagem que antecede o aceite obrigatório que os empregados precisam dar para a utilização do sistema de atendimento das agências digitais alvo do projeto-piloto. 

Entenda

A Caixa contratou a empresa 2CX para implantar, em algumas agências digitais, um sistema-piloto de aplicativo de atendimento

Só que para o sistema funcionar, obrigatoriamente o empregado necessita aceitar compartilhar sua tela de trabalho.

Ou seja, a tela teria de ficar aberta, sendo compartilhada durante 100% do tempo enquanto o sistema roda. E não há opção de o sistema rodar sem este compartilhamento de tela. 

Preocupados com este problema, os bancários procuraram o Sindicato e a Apcef/SP, que cobraram a Caixa Econômica Federal.

“Em um primeiro momento, a Caixa disse que o compartilhamento da tela seria só do aplicativo, mas nós confirmamos que o sistema só roda com compartilhamento total da tela”, relata Luiza Hansen, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo. 

Situação gera suspeitas e preocupações

A preocupação foi grande, e em dois sentidos: o primeiro é o nível de acesso que uma empresa terceira teria com relação aos dados dos clientes e ao trabalho dos empregados da Caixa

O segundo ponto é entender em que nível esse acompanhamento pode interferir na mensuração do trabalho dos colegas, o que pode resultar inclusive em uma nova ferramenta de assédio moral.

Aviso será implantado, mas dúvida permanece

As entidades questionaram novamente a Caixa, que compreendeu a preocupação e afirmou que este aviso será modificado no sistema, para que o empregado tenha de forma clara a informação de que a tela não está sendo compartilhada. 

O banco respondeu ainda que o que ocorre é a gravação do áudio enquanto o empregado está falando com o cliente, para garantir a segurança da negociação. 

“Estamos acompanhando a questão para garantir que essa mudança prometida será de fato implantada pela Caixa, para que não reste dúvidas ao empregado de que o compartilhamento não é da tela. Porém permanece a dúvida do motivo que levou a empresa a inserir o aviso de compartilhamento neste formato, que estaria equivocado. Continuaremos tratando o assunto, mesmo com a implantação da mudança.”

Valter San Martin Ribeiro, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo

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