Nesta segunda19, véspera de mais uma negociação entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban (federação dos bancos) – no âmbito da Campanha Nacional 2024, mobilização da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) – o Sindicato promove atos para pressionar os banqueiros para que apresentem uma proposta decente, que contemple a reivindicação por aumento real.
As atividades desta segunda estão concentradas na Torre Matarazzo, centro administrativo do Banco do Brasil localizado na Avenida Paulista; na Cidade de Deus, sede do Bradesco, em Osasco; no Ceic (Centro Empresarial Itaú Conceição), do Itaú; e na agência Granja Julieta, da Caixa.
“Os banqueiros já estão com a nossa pauta de reivindicações há mais de dois meses. E até agora não apresentaram uma proposta global. Durante sete negociações apresentamos dados que comprovam a necessidade da justa valorização da categoria e da melhoria nas condições de trabalho, além da total capacidade dos bancos, o setor mais lucrativo da economia, de atender as reivindicações. Estamos nas ruas para cobrar que apresentem uma proposta decente, com aumento real nos salários; na PLR e demais verbas; e reajustes maiores para VA e VR”
Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários
Confira as principais reivindicações econômicas dos bancários:
• Reajuste salarial que corresponda à reposição da inflação (INPC acumulado entre 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024), mais 5% de aumento real;
• Reajuste que corresponda à reposição da inflação mais 5% de aumento real também para os vales alimentação e refeição;
• Reajuste que corresponda à reposição da inflação mais 5% de aumento real também nas parcelas fixas e nos tetos da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
Veja as fotos das atividades da Campanha dos Bancários realizadas nesta segunda 19
Esta matéria será atualizada, em tempo real, conforme o desenrolar das atividades nesta segunda-feira 19.
Granja Julieta
Torre Matarazzo
Ceic
Calendário de negociações
- 20 de agosto
- 21 de agosto
- 27 de agosto
Saiba como foram as mesas de negociação até o momento
- a primeira mesa discutiu empregos;
- a segunda mesa debateu cláusulas sociais - em especial teletrabalho, tecnologia e jornada de 4 dias;
- a terceira mesa debateu igualdade de oportunidades;
- a quarta mesa foi sobre PCDs, neurodivergentes e segurança bancária;
- a quinta mesa foi sobre saúde e condições de trabalho;
- a sexta mesa iniciou o debate sobre as cláusulas econômicas
- a sétima mesa continuou o debate sobre as cláusulas econômicas
Paralelamente, ocorrem também as mesas de negociação específicas para a renovação dos acordos da Caixa e do Banco do Brasil. Acompanhe essas negociações nas páginas do BB e da Caixa no site do Sindicato.