Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Parabéns!

28 de agosto, Dia do Bancário: uma categoria que faz história e transforma a sociedade

Imagem Destaque
Montagem com fotos históricas e ao centro uma bandeira com a frase: "28 de Agosto, Dia dos Bancário e da Bancária"

O dia 28 de agosto é mais do que uma data qualquer no calendário. É o momento de celebrar uma categoria que é exemplo de união e organização e que, ao longo da história, sempre esteve na luta pela construção de um país mais justo, igualitário e democrático. Nesta quinta-feira, comemora-se o Dia do Bancário, uma homenagem a homens e mulheres que, diariamente, ajudam a escrever histórias de vida.

“Ser bancário é ser também um indutor de sonhos. É estar na linha de frente para que uma família conquiste a casa própria, para que um jovem compre seu primeiro carro, para que um pequeno negócio saia do papel e vire fonte de renda. É ajudar a planejar o futuro, a realizar projetos e a transformar desejos em conquistas concretas”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Neiva Ribeiro.

E para comemorar a data, o Sindicato vai fazer uma grande festa, a Festa do Chope, nesta sexta-feira, 29, das 19h à 0h, no Clube Homs (Avenida Paulista, 735). Venha comemorar seu dia!

Trajetória marcada pela luta e pela história

Bancários tiveram participação ativa no movimento das Diretas Já!, em 1983, que pedia eleição direta para presidente, após a ditadura militar (foto: Seeb-SP)

A data de 28 de agosto remonta à histórica greve dos bancários de 1951, em São Paulo, um marco de resistência que consolidou a força e a união da categoria. Desde então, bancários e bancárias nunca se ausentaram dos grandes momentos da vida nacional.

Protestaram contra a ditadura militar e, já no período da redemocratização, estiveram nas ruas e praças defendendo as Diretas Já. Mobilizaram-se pelo impeachment de Fernando Collor e contra o golpe de 2016, que derrubou uma presidenta legitimamente eleita. Ou seja, participaram ativa e incansavelmente de importantes lutas sociais e políticas, sempre no sentido de transformar o Brasil num país melhor para a enorme maioria da população: os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.

Greve de 1985

Grande greve de 1985 durou 2 dias, mas conseguiu travar o sistema financeiro nacional (foto: Raul Junior)

Outra greve, em 1985, marcou a história de mobilização e luta da categoria. A paralisação, que completa 40 anos em 11 de setembro, ocorreu em um contexto de forte pressão inflacionária, abrangeu mais de 500 mil bancários e travou o sistema financeiro nacional.

Categoria forte, unida e organizada

Bancários em passeata da Campanha Nacional de 2013, na Rua Líbero Badaró (Centro)

Seja nas agências, nos escritórios digitais, no atendimento remoto ou nos bastidores da operação bancária, cada bancário e cada bancária têm em comum a dedicação e o compromisso com a sociedade. Mais do que trabalhadores, são agentes de transformação, capazes de impactar positivamente milhões de vidas.

A presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro, resume a força da categoria: “O bancário é mais do que um trabalhador do sistema financeiro. Ele é parceiro dos sonhos das pessoas, é parte fundamental da engrenagem que move a economia do país. Nossa categoria tem uma história de luta, coragem e conquistas, e é isso que celebramos neste 28 de agosto: o orgulho de ser bancário e de continuar construindo o Brasil todos os dias.”

Neste Dia do Bancário, reforça Neiva, celebra-se não apenas uma profissão, mas um legado. “Uma categoria que sempre esteve ao lado do povo brasileiro, que ajudou a escrever capítulos fundamentais da democracia e que continua, todos os dias, transformando números em histórias de vida”.

Parabéns, bancárias e bancários do Brasil!

seja socio