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Chapéu
Mesa permanente

Sindicato cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras

Imagem Destaque
Imagem mostra sala onde ocorreu a reunião para discutir o Saúde Caixa. a imagem mostra 12 pessoas sentadas lado a lado em uma mesa comprida. Atrás dela há uma janela que ocupa toda a parede.

Ao apresentar o processo de reestruturação, que vem chamando de reposicionamento, a Caixa Econômica Federal garantiu que não haverá perdas financeiras. O compromisso foi feito durante a Mesa de Negociação Permanente, reunida nesta sexta-feira 15, no Rio de Janeiro.

A garantia foi dada a partir da advertência feita pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), de que a fusão de agências não pode causar prejuízos para caixas e tesoureiros minuto e por prazo, realocados em caso de substituição pelos efetivos de unidades fechadas.

Para justificar a reestruturação, a Caixa argumentou que precisa se adequar à realidade, em que os clientes passaram a utilizar mais intensamente no seu dia a dia os canais digitais, e que há agências com baixo volume de atendimento.

“Nós cobramos que Caixa sempre sente em mesa não só para informar, mas para negociar. Temos preocupação muito especial com as agências na periferia. Cobramos para que os caixas e tesoureiros por prazo e por minuto não percam a substituição, porque quando encerrou a negociação específica sobre este tema, a Caixa havia se comprometido a não reduzir remuneração de ninguém sem negociação prévia”, afirmou Luiza Hansen, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Fetec-CUT/SP.

A Caixa pediu desculpas e garantiu que nenhum colega será prejudicado financeiramente, e que a mesa de negociações será valorizada, com o banco chamando sempre para apresentação prévia de mudanças antes de elas serem feitas.

Fechamento de agências

O banco disse que está assegurando vagas a todos de agências que serão fechadas. Serão extintas 52 agências no país e 23 postos de atendimento bancário. A CEE cobrou cuidado da Caixa para o fechamento de unidades. Luiza Hansen citou o caso do anúncio do fechamento da agência Cipó-Guaçu, que causou a revolta da população e do comércio, levando a críticas de políticos locais. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região está colhendo assinaturas para um abaixo-assinado contra o fechamento desta agência.

Outros temas foram tratados, como o programa Super Caixa, home office, VPN, segurança para os empregados nos casos de depoimentos em casos de golpes.

Super Caixa

A Caixa iniciou o debate da mesa de negociação apresentando um programa próprio de pagamento de prêmios aos empregados de acordo com o desempenho, lançado em julho. É o já conhecido ‘Super Caixa’. A CEE criticou a Caixa por ter imposto o programa, sem negociação prévia.

Outra crítica foi quanto ao prazo de pagamento dos valores, que era trimestral para a venda de produtos do Caixa Seguridade. Já com o "Super Caixa" o pagamento é semestral. A CEE lembrou que com o novo prazo, o banco vai economizar e não haverá ganho para os empregados.

O Super Caixa vale para toda a rede de atacado e varejo e garante premiação a quem for além do seu desempenho individual. Vale para todos os empregados. Além da avaliação individual, haverá uma avaliação coletiva por agência.

Um dos problemas apontados é que o programa estabelece que a premiação somente será paga mediante resultado obtido pela unidade e não apenas o resultado individual. Se um empregado não alcançar a meta, todos deixam de receber. A empresa alegou que não deve haver premiação sem resultado.

VPN/Home office

Em relação ao home office, foi reforçada a necessidade de serem estabelecidos critérios objetivos para que as pessoas possam se organizar para este modelo, evitando que certas chefias possam utilizar este tipo de trabalho, como punição, ou como premiação. A Caixa divulgou uma orientação de como deveria ser o trabalho remoto, que foi questionada pela CEE: seriam três dias na semana em casa e dois no presencial.

Os representantes dos empregados lembraram que algumas áreas já tinham acordos diferentes. A de FGTS tinha sido dividida em quatro turmas, em escala, cada uma trabalhando uma semana presencial e três em home office. Os colegas argumentam que a forma proposta pela Caixa (3 em home e dois presencial) pode acarretar em mais riscos por obrigar os empregados a carregarem os equipamentos mais vezes na semana.

A Caixa respondeu que acordos firmados anteriormente poderiam continuar prevalecendo. A empresa reconhece, no entanto, que deveria ter comunicado antes, e que será providenciado um fluxo para indisponibilidades futuras. Foi cobrado que o banco estabeleça procedimentos para os casos citados.

Aplicativo PJ

No final de julho os empregados da Caixa que atuam na concessão de crédito PJ no varejo tomaram conhecimento que passarão a usar um aplicativo voltado para o registro de visitas para prospecção ou manutenção de clientes PJ. O comunicado da nova funcionalidade não veio acompanhado da informação de que seria fornecido telefone celular, rede de dados, ou seria criado algum tipo de ajuda de custo.

Na reunião desta sexta 15 a CEE/Caixa cobrou do banco para que forneça aparelhos corporativos. A Caixa se comprometeu a dar uma resposta sobre isso.

Segurança

Em relação à segurança bancária, envolvendo casos de fraudes que envolvam procedimentos junto à Polícia Federal, a empresa vai verificar o procedimento atualmente adotado e o tema deve ser retomado em mesas futuras, no sentido de garantir suporte e segurança aos empregados que denunciam crimes e auxiliam investigações.Nova rodada de negociações

A próxima rodada de negociações será realizada nos dias 18 e 19 de setembro. No dia 18 será a mesa específica sobre o Saúde Caixa e no dia 19 ocorrerá a mesa de negociação permanente.

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