Imagem Destaque
A publicação tem tiragem de 85 mil exemplares que serão distribuídos pela Fundação Abrinq para ONG’s e instituições parceiras. O projeto tem patrocínio da Associação dos Funcionários do Santander Banespa (Afubesp), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) e da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). Ainda conta com os apoios do Comitê Betinho de Funcionários do Santander Banespa, do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Fundação Abrinq.
“O gibi é uma ótima ferramenta de conscientização no combate ao trabalho infantil por usar uma linguagem lúdica e pedagógica, facilitando a assimilação”, afirma José Roberto Barboza, coordenador do Comitê Betinho de Funcionários do Santander Banespa. “Toda Criança quer ser criança” foi apresentado pela primeira vez em Brasília, em junho, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Em parceria com a Afubesp, o Comitê Betinho também patrocinou recentemente a produção de 30 mil exemplares do gibi "Turma da Mônica em: Estatuto da Criança e do Adolescente", distribuídos a entidades que atuam nessa área.
Trabalho infantil - O Brasil é considerado referência mundial no combate à exploração de crianças. O trabalho infantil é prática ilegal e crime no País, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo dados da Organização Mundial do Trabalho (OIT), o trabalho de crianças entre cinco e nove anos de idade caiu em 60,9%, no período de 1992 a 2004. A taxa entre dez e 17 anos também baixou em 36,4% no mesmo período.