Pular para o conteúdo principal

CUT convoca ato unificado para fortalecer campanhas

Linha fina
Categorias com data base segundo semestre participam do calendário de manifestações; bancários estarão na mobilização da quinta-feira 20
Imagem Destaque

São Paulo – Bancários, metalúrgicos, químicos, petroleiros e funcionários dos Correios juntos para fortalecer a luta dos trabalhadores em campanhas salariais neste segundo semestre. Esse será o objetivo do calendário unificado de lutas convocado pela CUT. O primeiro ato acontece na quinta-feira 20, a partir das 10h, em frente aos prédios do Banco Central, Petrobrás e Fiesp.

Além das pautas específicas de cada categoria, como aumento real e melhores condições de trabalho, a manifestação vai reforçar a pauta nacional da classe trabalhadora, que está parada no governo e no Congresso Nacional. Entre as reivindicações estão: isenção de imposto de renda na PLR; fim da terceirização e da rotatividade; e regulamentação da Convenção 151 e ratificação da Convenção 158, ambas da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que garante o direito de negociação coletiva e inibe a dispensa imotivada, respectivamente.

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, é fundamental fortalecer a luta dos trabalhadores por aumento de salário, até mesmo para ajudar o país a enfrentar os efeitos da crise econômica internacional. “Com mais salário, melhores condições de trabalho e parcela maior da PLR no bolso do trabalhador continuaremos contribuindo para o fortalecimento do mercado interno, que, desde 2008, vem sendo a principal âncora da nossa economia. Foi esta estratégia, iniciada no governo Lula, que permitiu que o Brasil não sofresse tanto os efeitos da crise como a Europa e os Estados Unidos”, argumentou o dirigente.

Calendário – O segundo ato do calendário unificado de lutas será em Brasília, no dia 17 de outubro, com manifestação em frente ao Ministério do Planejamento.

 

Redação, com informações da CUT – 14/9/2012

seja socio