Pular para o conteúdo principal

Escolha de empregado para CA tem novas datas

Linha fina
Calendário foi decidido após pressão de trabalhadores para derrubar medida discriminatória do processo
Imagem Destaque

São Paulo – O novo calendário eleitoral para a escolha do representante dos empregados ao Conselho de Administração da Caixa Federal está definido. As inscrições dos candidatos serão realizadas até 4 de outubro. A eleição por voto direto dos trabalhadores ocorrerá no período de 11 a 18 de novembro. O segundo turno, se houver necessidade, será de 2 a 6 de dezembro.

As mudanças foram determinadas pela comissão eleitoral durante reunião realizada no dia 3 de setembro, com a participação de integrantes da direção da Caixa e representantes dos trabalhadores .

O processo estava suspenso desde que os trabalhadores questionaram os critérios estabelecidos pelo banco. O principal deles excluía mais de 80% do quadro dos empregados, já que a Caixa impedia que um candidato sem cargos gerenciais nos últimos cinco anos pudesse concorrer. A medida foi abandonada pela Caixa.

> Caem restrições a candidatos ao CA da Caixa

De acordo com o diretor executivo do Sindicato e empregado da Caixa, Kardec de Jesus, o fato de a Caixa ter voltado atrás na sua política de incluir barreiras discriminatórias no processo de eleição é uma vitória dos trabalhadores. “Agora é bastante importante que os empregados participem do processo de eleição escolhendo o melhor representante, para que tenhamos condições de cobrar suas ações futuramente”, acrescenta o dirigente.   

Visão dos trabalhadores – A Caixa é uma das únicas empresas públicas federais que ainda não realizou eleição para escolha de conselheiro representante. Essa medida está prevista na Lei 12.353/10, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e depois regulamentada pela presidenta Dilma Rousseff.

A lei prevê que a participação de um representante dos trabalhadores no Conselho de Administração "permitirá aos empregados colocarem a sua visão na condução da empresa pública a serviço do desenvolvimento do país”.


Redação, com informações da Fenae – 10/9/2013

seja socio