Pular para o conteúdo principal
Chapéu
ADEUS, APOSENTADORIA?

As maldades da reforma da Previdência de Bolsonaro

Linha fina
Série de vídeos do Coletivo Alvorada alerta sobre as mentiras e os riscos para o futuro dos brasileiros se “reforma” passar como está
Imagem Destaque
Foto: Coletivo Alvorada

“Estamos fazendo uma reforma de Estado, dizendo que a velha Previdência quebrou, é iníqua e transfere renda perversamente dos mais pobres para os mais favorecidos.” A fala é do ministro da Economia, Paulo Guedes, à comissão especial da Câmara dos Deputados, em maio, que debateu a reforma da Previdência do governo Bolsonaro. A Mentira é o primeiro da série de quatro vídeos produzidos pelo Coletivo Alvorada para tratar dos impactos dessa “reforma” na vida dos brasileiros. A reportagem é da RBA.

Assim como a frase de Guedes, que abre o vídeo A Mentira, outros tantos “dados” – utilizados pelo governo Bolsonaro e sua base aliado para justificar o desmonte da Previdência – são desmentidos ao longo da série que é completada por A MaldadeO Futuro e A Resistência.

> Votação da reforma adiada para 1º na CCJ e 2 no plenário do Senado

A mentira

 

 

A Maldade

 

O Futuro

 

 

A Resistência

 

 

Coletivo Alvorada

A equipe do Alvorada esteve em Brasília entre os dias 2 e 6 de setembro entrevistando parlamentares e lideranças. Os depoimentos foram transformados nesse pequeno documentário sobre tramitação da reforma, explica o produtor cultural Pedro Alexandrino Martins, um dos coordenadores do Coletivo.

Com a ajuda de parceiros, o grupo também já produziu vídeos sobre os impactos da “reforma” em onze profissões e outros feitos para pressionar os deputados federais mineiros a votar a favor do povo.

Formado há pouco mais de três anos, na iminência do impeachment, o Coletivo Alvorada desenvolve uma série de ações desde o “Fora Temer” e, com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, imediatamente se incorporou à luta por sua liberdade. O bandeirão amarelo do Coletivo Alvorada já é marca registrada dos atos por Lula Livre.

“Hoje fazemos também esse trabalho contra os desmontes propostos por esse novo governo. Fizemos esse da reforma da Previdência e vamos fazer mais”, conta Pedro. “Estamos aguardando resoluções sobre a PEC Paralela que parece ser uma ameaça ainda maior. E em fase de pesquisa sobre a reforma tributária. Vem mais uma bomba, mais um desmonte, mais uma conta para o povo brasileiro pagar.”

seja socio