Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Vida é luta

23ª Conferência Nacional dos Bancários ocorre nesta sexta 3 e sábado 4

Imagem Destaque
Logo da 23ª Conferência Nacional dos Bancários

Bancários e bancárias de todo o Brasil realizam sua 23ª Conferência Nacional nesta sexta 3 e sábado 4, que neste ano terá o tema Vida é luta. A abertura solene, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), acontece a partir das 17h30. Na sequência, a partir das 19h, a primeira mesa de debates recebe o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As atividades seguem durante todo o sábado 4. 

A partir das propostas apresentados por bancários e bancárias de todo o país, debatidas em conferências estaduais e regionais, e também nos congressos e encontros de bancários de bancos públicos e privados, a 23ª Conferência Nacional dos Bancários definirá o plano de lutas da categoria até 2022. 

“A categoria bancária está sob ataque constante por parte do governo Bolsonaro, extremamente ultraliberal e privatista, sem o mínimo compromisso com a classe trabalhadora. Direitos históricos como a nossa jornada, adicional de horas extras, comissionamento, entre outros, estão ameaçados. A nossa saúde também está em pauta, sendo fundamental defender as necessárias medidas de prevenção à Covid-19. Outro ponto importante é o emprego no setor, uma vez que milhares de bancários são levados ao desemprego pelo setor mais lucrativo da nossa economia”, diz a presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva

“A 23ª Conferência Nacional dos Bancários é o momento de debatermos propostas, estratégias, e definirmos nosso plano de lutas para enfrentarmos os grandes desafios que temos pela frente. Neste momento difícil para o país, nossa categoria está na linha de frente da luta em defesa não só dos nossos direitos, mas também de toda a classe trabalhadora e da população brasileira. Desejo a todos os bancários e bancárias uma ótima conferência. Juntos somos mais fortes. Vamos à luta!”

Ivone Silva

Entre os debatedores da 23ª Conferência Nacional dos Bancários estão os economistas Gustavo Cavarzan e Vivian Machado, do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos); o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Mauro Salles; Fernanda de Freitas Feil, economista especialista em sistema financeiro, desenvolvimento econômico, finanças verdes e análise macroeconômica; Ladislau Dowbor, economista e professor da PUC-SP; Tereza Campelo, ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Maria Regina Paiva Duarte, auditora fiscal e presidenta do Instituto Justiça Fiscal; Gleise Hoffman, presidenta nacional do PT (Partido dos Trabalhadores); e Guilherme Boulos, professor e coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). 

“Convidamos grandes palestrantes para nos ajudar a refletir sobre as propostas que nos foram trazidas por bancários de todo o país a partir da atual conjuntura e, com embasamento teórico, econômico e prático, construirmos um plano de ações que nos ajude a combater e superar a realidade que estamos enfrentando. Com certeza, será uma excelente conferência!”, conclui a presidenta da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), Juvandia Moreira.

Confira abaixo a programação completa da 23ª Conferência Nacional dos Bancários:

seja socio