Após matéria denúncia do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região sobre a tentativa de golpe no Conselho de Usuários da Cassi no estado, a sede da Cassi em Brasília publicou comunicado, nesta segunda-feira 20, manifestando-se contrária ao adiamento da eleição para o conselho.
“Entendemos que não há motivo para os adiamentos propostos, visto que boa parte da população já se encontra pelo menos com a primeira dose da vacina e uma boa parte dos Conselheiros, pela faixa etária dos membros, já receberam a segunda dose da vacina contra o COVID”, diz o texto do comunicado.
A nota da Cassi prossegue afirmando que o processo eleitoral pode ocorrer de forma presencial, seguindo protocolo de segurança, ou virtual: “As conferências poderão ocorrer em formato presencial ou virtual, conforme definido pelo Conselho de Usuários de cada estado. Entretanto, diante do atual contexto de pandemia, recomendamos a realização das conferências por meio de videoconferência. Caso decida-se pelo evento presencial, pedimos atentarem para os protocolos de segurança COVID-19”.
Entenda
A tentativa de adiar o processo eleitoral visava prorrogar o mandato atual do Conselho de Usuários no estado. O coordenador e o vice coordenador da mesa diretora do Conselho de Usuários de São Paulo da Cassi integram a comissão eleitoral da eleição do conselho e, ao mesmo tempo, são candidatos à renovação dos seus mandatos. Isso gera conflito de interesses e fere o processo democrático. Prova disso foi a condução do processo de votação denunciado na reportagem já citada.
"O comunicado da Cassi vem ao encontro das nossas colocações sobre o quão desnecessário é adiar o processo eleitoral nesse momento. Importante ressaltar que nossas críticas ao processo de votação e à formação da comissão eleitoral permanecem, e esperamos que isso também seja corrigido. A mesa diretora do conselho foi notificada e esperamos que situações desse tipo não ocorram mais", destaca Ana Beatriz Garbelini, dirigente sindical e integrante do Conselho de Usuários da Cassi.
"A diretoria da Cassi, na figura do Luiz Satoru, tomou conhecimento das nossas denúncias e respondeu tempestivamente às gerências regionais se colocando contrária à possibilidade de adiar as eleições. Apesar disso, continuamos atentos a qualquer manobra que possa enfraquecer a participação dos associados", acrescenta o também integrante do Conselho de Usuários de São Paulo e dirigente, Leonardo Imbiriba Diniz.