Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Conselho de Usuários da Cassi

Após matéria denúncia do Sindicato, Cassi se manifesta contra adiamento de eleição

Imagem Destaque

Após matéria denúncia do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região sobre a tentativa de golpe no Conselho de Usuários da Cassi no estado, a sede da Cassi em Brasília publicou comunicado, nesta segunda-feira 20, manifestando-se contrária ao adiamento da eleição para o conselho.

“Entendemos que não há motivo para os adiamentos propostos, visto que boa parte da população já se encontra pelo menos com a primeira dose da vacina e uma boa parte dos Conselheiros, pela faixa etária dos membros, já receberam a segunda dose da vacina contra o COVID”, diz o texto do comunicado.

A nota da Cassi prossegue afirmando que o processo eleitoral pode ocorrer de forma presencial, seguindo protocolo de segurança, ou virtual: “As conferências poderão ocorrer em formato presencial ou virtual, conforme definido pelo Conselho de Usuários de cada estado. Entretanto, diante do atual contexto de pandemia, recomendamos a realização das conferências por meio de videoconferência. Caso decida-se pelo evento presencial, pedimos atentarem para os protocolos de segurança COVID-19”.

Entenda

A tentativa de adiar o processo eleitoral visava prorrogar o mandato atual do Conselho de Usuários no estado. O coordenador e o vice coordenador da mesa diretora do Conselho de Usuários de São Paulo da Cassi integram a comissão eleitoral da eleição do conselho e, ao mesmo tempo, são candidatos à renovação dos seus mandatos. Isso gera conflito de interesses e fere o processo democrático. Prova disso foi a condução do processo de votação denunciado na reportagem já citada.

"O comunicado da Cassi vem ao encontro das nossas colocações sobre o quão desnecessário é adiar o processo eleitoral nesse momento. Importante ressaltar que nossas críticas ao processo de votação e à formação da comissão eleitoral permanecem, e esperamos que isso também seja corrigido. A mesa diretora do conselho foi notificada e esperamos que situações desse tipo não ocorram mais", destaca Ana Beatriz Garbelini, dirigente sindical e integrante do Conselho de Usuários da Cassi.

"A diretoria da Cassi, na figura do Luiz Satoru, tomou conhecimento das nossas denúncias e respondeu tempestivamente às gerências regionais se colocando contrária à possibilidade de adiar as eleições. Apesar disso, continuamos atentos a qualquer manobra que possa enfraquecer a participação dos associados", acrescenta o também integrante do Conselho de Usuários de São Paulo e dirigente, Leonardo Imbiriba Diniz.

seja socio