Pular para o conteúdo principal
Chapéu
PLR é resultado de luta

Sindicato cobra, e PLR Caixa 2021 será paga nesta sexta 10

Imagem Destaque
PLR Caixa 2021 PLR Social Caixa 2021

Atendendo a reivindicação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, a Caixa Econômica Federal informou nesta sexta-feira que efetuará o pagamento da primeira parcela (antecipação) da PLR Caixa 2021 e a PLR Social ainda nesta sexta-feira 10. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, o banco poderia efetuar o pagamento até o dia 30 de setembro.

A Caixa vai pagar, nesta sexta-feira 10, 50% do valor da PLR total (adiantamento), e o ajuste desse valor será feito no dia 20, descontados os impostos devidos.

“A PLR e a PLR Social são uma conquista dos empregados da Caixa, fruto da luta junto do movimento sindical. As entidades representativas dos trabalhadores da Caixa estão cobrando do banco memória de cálculo e, se algum valor estiver divergente, as medidas cabíveis serão tomadas”, afirma Tamara Siqueira, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e empregada da Caixa.

Além da manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, a categoria bancária terá este ano reajuste de 10,97% sobre salários, VA e VR, sobre as parcelas fixa e adicional e teto da PLR e demais verbas (13ª cesta, auxílio creche/babá, vale transporte, auxílio-funeral, requalificação profissional, entre outras). O reajuste corresponde à reposição da inflação (INPC entre 1º de setembro de 2020 e 31 de agosto de 2021) mais aumento real de 0,5%

A categoria bancária será uma das poucas no Brasil a conquistar reajuste acima da inflação este ano.

PLR Caixa é conquista dos empregados, junto do Sindicato

A PLR dos bancários é uma conquista importante da categoria – junto do movimento sindical –, que foi a primeira a garantir esse direito em Convenção Coletiva de Trabalho Nacional, em 1995.

Para saber tudo sobre a PLR bancários 2021, acesse esta página, que contém todas as informações necessárias para você entender como é feito o cálculo.

Desde então, a PLR passou por muitos ajustes e melhorias, resultando em valores cada vez maiores aos bancários. Nada mais justo, já que são os trabalhadores bancários que constroem com a sua força de trabalho o lucro das instituições financeiras. Por meio da PLR, uma parte desse lucro é destinada aos trabalhadores que podem assim elevar sua remuneração anual.

PLR Social Caixa – Uma luta dos empregados

A PLR Social Caixa Econômica Federal é fruto da luta dos trabalhadores e das entidades representativas. A conquista da PLR Social CEF é resultado da Campanha Nacional Unificada (campanha salarial) de 2010, e foi uma forma de valorizar os trabalhadores pelo trabalho relacionado a programas sociais do governo federal, operacionalizados pelo banco público.

Em 2020 foi primeira vez que uma direção da Caixa desrespeitou os trabalhadores alterando o pagamento da PLR Social Caixa. O movimento sindical cobra que a PLR Social Caixa Econômica Federal 2021 seja paga da forma determinada pelo Acordo Coletivo de Trabalho 2021 (ACT PLR Caixa 2021).

Neste ano, por conta do acordo de dois anos, conquistado em 2020, os bancários já têm definido aumento acima da inflação para os reajustes nos salários, demais verbas e PLR Caixa Federal 2021, além de todos os direitos garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho e nos acordos coletivos de trabalho específicos de bancos públicos, com validade até 31 de agosto de 2022.

seja socio