Pular para o conteúdo principal

Sindicato discute com o Bradesco novos parâmetros para o trabalho presencial

Imagem Destaque
Fotografia da fachada de uma agência do Bradesco

A COE Bradesco (Comissão de Organização dos Empregados do Bradesco) e o banco discutiram os critérios para o trabalho presencial em reunião realizada nesta quarta-feira 22.

O banco alega que existe um movimento generalizado por parte de empresas e governos de retomada das atividades econômicas e, com isso, nota-se maior volume de atendimento na rede de agências. 

Diante disso, o Bradesco irá extinguir o rodízio de funcionários na rede de agências. A partir do dia 4 de outubro, toda a equipe das agências volta ao trabalho presencial, exceto grupo de risco, que deve permanecer em home office. 

O horário de atendimento permanece, por enquanto, com fechamento das unidades às 14h. Assim como a testagem dos bancários e o protocolo Covid-19 para locais onde surgirem casos de infecção (sanitização, afastamento, testagem). 

Por sua vez, a representação dos trabalhadores reivindicou: 

1 - Reforço na comunicação para cumprimento de protocolos: distanciamento, evitar aglomerações, uso de máscara, higienização, uso do álcool em gel. 

O Bradesco informou que irá fazer o reforço da comunicação dos protocolos.

2 - O banco está analisando a possibilidade de fornecer máscaras de camada tripla (tecido e tnt), com durabilidade de até 60 lavagens. 

A representação dos trabalhadores aguarda retorno sobre este ponto. 

3 - Liberação dos bancários para uso de roupas menos formais enquanto durar a pandemia.

A representação dos trabalhadores aguarda retorno sobre este ponto.

4 -  Nova campanha de testagem para dependentes no plano de saúde.

A representação dos trabalhadores aguarda retorno sobre este ponto.

Prédios administrativos 

O Bradesco propõe um plano piloto, dialogado com a representação dos trabalhadores, iniciando pelos prédios administrativos de São Paulo. 

A proposta do banco prevê que o retorno será voluntário e que, no primeiro momento, será de 5% do quadro, que se somará aos outros 5% que permaneceram em trabalho presencial na pandemia, totalizando 10% do quadro de funcionários nos prédios administrativos. 

Somente poderão retornar ao trabalho presencial bancários com a imunização completa (duas doses ou dose única) há pelo menos 14 dias. Bancários do grupo de risco devem permanecer em home office. 

Diante do plano apresentado, a representação dos trabalhadores reivindicou: 

1 - Escalonamento de horários de entrada/saída e de almoço. 

O banco acatou a reivindicação. 

2 - Reforço na comunicação para cumprimento de protocolos: distanciamento, evitar aglomerações, uso de máscara, higienização, uso do álcool em gel. 

O banco acatou a reivindicação. 

3 - A representação dos bancários demonstrou preocupação com o sistema de ar condicionado das unidades. 

O banco alega que faz a higienização em espaço reduzido de tempo, o que melhora a filtragem do ar nos ambientes. 

“Muitos dos pedidos dos bancários foram contemplados nestes novos parâmetros para o trabalho presencial. O banco afirmou que o fim do rodízio não significa flexibilização de protocolos. Nos manteremos vigilantes, como sempre estivemos, para que tudo o que foi dialogado conosco seja cumprido. Para isso, é fundamental que os bancários do Bradesco continuem nos trazendo todos os problemas assim que aparecerem. Qualquer situação diferente do que foi dialogado na reunião com a COE Bradesco, deve ser denunciada. O sigilo é garantido”

Erica de Oliveira, bancária do Bradesco, diretora do Sindicato e representante de São Paulo na Coe Bradesco. 

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Deixe seu contato que vamos te ligar 

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

 Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio