Empregados da Caixa denunciaram ao Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e à Apcef-SP que estão sendo pressionados a cumprir metas de cartão de crédito seguindo estratégias que contrariam os normativos e podem causar graves prejuízos à vida funcional dos bancários.
Segundo os relatos recebidos, em alguns casos os bancários baixam o App Cartões Caixa no celular dos clientes e são coagidos a comprar um produto de baixo valor (menos de R$ 1), em lojas de aplicativos como Google Play e Apple Store, ou Amazon, apenas para ativar o cartão.
Também há o cadastro de cartões adicionais. Existiria até mesmo um grupo no aplicativo Teams com empregados de diversas SEVs recebendo essa orientação.
Segundo apurações, a prática está ocorrendo em agências subordinadas a diversas Superintendências Regionais.
As denúncias caracterizam um esquema que engloba indução do cliente a comprar algo que não quer ou não precisa, pressão abusiva para o cumprimento de metas e assédio moral contra os empregados, que ainda podem comprometer definitivamente suas carreiras no banco, caso seja aberto um processo na Corregedoria. Além disso, os dados sigilosos dos clientes ficam expostos a terceirizados, o que pode resultar em insegurança.
“Estas denúncias extremamente graves mostram a que ponto chegou a cobrança de metas na Caixa. Os bancários estão sendo pressionados a executar uma prática que ultrapassa os limites da ética ao coagir os clientes a comprarem um produto apenas para ativar o cartão, porque se isto não ocorrer, não impacta no Conquiste.”
Tamara Siqueira, dirigente do Sindicato e empregada da Caixa
Diante desta situação, as entidades representativas dos empregados se reuniram nesta sexta-feira 9 com duas superintendências da Caixa, ocasião em que os representantes do banco alegaram ter havido “algum mal-entendido”; e que a comunicação para a rede é de que todos sigam os normativos; que jamais peguem o celular do cliente; nunca comprem produtos em aplicativos e sempre se limitem a apenas sugerir a ativação do cartão.
“O compromisso das SRs foi o de orientar a rede a seguir estritamente os normativos do banco e não executar nenhuma prática que possa prejudicar os clientes. Agora esperamos que a Caixa, por meio das suas Superintendências Regionais, não invente nenhuma outra ordem ou orientação controversa ou escusa visando atingir metas para o aumento dos lucros”, afirma Tamara.
Sindicato e Apcef-SP vão continuar acompanhando a situação. Os empregados devem denunciar ao Sindicato (veja os canais abaixo) se essas orientações persistirem. O sigilo é garantido.
Procure o Sindicato
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.
Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário ou whatsapp.
Redes Sociais - nossos canais no Facebook, Twitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.
Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.