Pular para o conteúdo principal

Empregados do Grupo Alfa aprovam acordo de PPR

Imagem Destaque
Imagem mostra empregados do grupo alfa, durante assembleia que deliberou pela aprovação do acordo de PPR

Os bancários e financiários do Grupo Alfa aprovaram a proposta do Programa Próprio de Participação nos Resultados (PPR) para 2023. A deliberação ocorreu em assembleia presencial realizada nesta terça-feira 19, na regional Paulista do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

O acordo aprovado representa avanços, já que houve reajuste significativo no valor previsto, como o mínimo, e ainda um equilíbrio maior no desenho do programa, para que os pagamentos possam ser mais adequados ao quadro funcional. O programa é composto por metas coletivas e individuais.

Principais pontos do acordo aprovado:

  • O acordo de PPR contempla todos os empregados dos Bancos Alfa, Alfa de Investimento e a Financeira Alfa da base do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região;
  • Garante que todos os empregados serão elegíveis, com pagamento de valores adicionais à PLR da Convenção Coletiva de Trabalho, sem qualquer compensação entre eles, e deverão ser registrados em rubricas separadas no holerite, para que o trabalhador tenha clareza quanto a ambos os pagamentos;
  • Tem a previsão de pagamento anual, de modo que deve ocorrer na mesma data fixada na Convenção Coletiva de Trabalho, para o pagamento da PLR final (até março de 2024);
  • O Sindicato mantém negociação com o Grupo Alfa desde 2021, quando, diante de denúncias de trabalhadores apontando que recebiam valores de remuneração variável de forma incorreta, e que nem todos eram elegíveis aos pagamentos, a entidade cobrou solução e foi implementado um programa próprio de participação nos lucros e resultados específico.

Assim, desde então, o Sindicato negocia e melhora as condições do programa de participação nos lucros do Grupo Alfa, em que todos os empregados são elegíveis e devem conhecer com detalhes as metas que são impostas ao conglomerado, às áreas e de forma individual.

A construção desse programa só foi possível dada a relação com os empregados e a atuação do Sindicato. Portanto, importante que os trabalhadores tragam suas sugestões e participem mais efetivamente junto ao Sindicato para melhorar as suas condições de trabalho.

O Grupo Alfa foi comprado pelo Safra em novembro de 2022. O Sindicato está acompanhando as próximas etapas deste processo de modo a buscar garantias de emprego aos funcionários do grupo.

seja socio