Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Lúcia Mathias: ‘Tive que me impor, ser rigorosa para enfrentar o machismo no movimento sindical’

Imagem Destaque
Lúcia Mathias cabelo curto, óculos, sentada e de camisa estampa

Machismo, discriminação, privatização e encontro com o companheiro de vida. Esses acontecimentos marcaram a trajetória profissional e pessoal de Lucia Mathias, bancária do Banespa e ex-secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo.  

Ela é mais uma personalidade com histórias interessantes e gostosas de assistir da série O Sindicato é feito de pessoas, que faz parte das comemorações dos 100 anos da entidade.

Nascida em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, Lúcia Mathias conta que iniciou sua carreira como bancária no Banespa, bem no dia do seu aniversário, em 20 de fevereiro de 1978, após ser aprovada em concurso para trabalhar no banco estatal junto com sua irmã.  

Em 1988, Lúcia conta que enquanto trabalhava na área de tecnologia do Banespa, fez questão de participar das greves e das assembleias realizados pelo Sindicato, sendo convidada ainda no mesmo ano para integrar a diretoria do Sindicato na gestão de Gilmar Carneiro.

Mathias relembra de um momento difícil quando assumiu a secretária-geral do Sindicato. Chegou a enfrentar o machismo e a discriminação por ser casada com Augusto Campos.

Outro momento marcante para Lúcia foi quando os interventores do Banespa, pré-privatização, encerraram a negociação. Os bancários não aceitaram a condução do processo e resolveram acampar durante 4 ou 5 dias, em uma sala no quinto andar do edifício sede do banco.

Além do trabalho comum bancário e o sindical, Lúcia relembra com saudades de seu relacionamento com Augusto Campos, de como eram os momentos familiares, sua paixão por novelas e seu cachorrinho Batman.

E, para finalizar, além de um recado para a nova diretoria e para os bancários, Lúcia revela como a luta coletiva mudou a sua vida e a maneira com que tenta ajudar as pessoas.

Quer conhecer mais sobre essa personalidade?

Assista a entrevista completa no canal do Sindicato no YouTube.

seja socio