Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Luta

Sindicato se reúne com o Banco Pan para esclarecer demissão em massa

Imagem Destaque
Imagem de um homem, vestindo uma camisa branca, carregando uma caixa com seus pertences, remetendo a um trabalhador demitido

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região se reuniu nesta quarta-feira, 13 de setembro, com representantes do Banco Pan para cobrar esclarecimentos sobre a demissão em massa realizada pelo banco no início do mês; e também sobre a transferência de bancários para a Pan Financeira.  

"Gostaríamos de reforçar aos trabalhadores que permanecem no grupo Pan, seja no banco ou na financeira, que o Sindicato representa tanto bancários como financiários. Estamos acompanhando de perto esse processo de transferência de bancários para a financeira, atuando com firmeza em favor dos interesses dos trabalhadores", enfatiza a secretária-geral do Sindicato, Lucimara Malaquias

"Aos demitidos, quero deixar claro que vocês não estão sós. O Sindicato está à disposição de vocês para a devida verificação da legalidade da demissão e dos valores da rescisão. Contem conosco sempre", acrescenta Lucimara.   

Demissões

O Banco Pan, por meio dos seus representantes, confirmou a demissão de 173 bancários, e assegurou ao Sindicato que encerrou o processo de desligamentos. 

O Sindicato cobrou o fim da "entrevista de desligamento", por considerar uma ação extremamente constrangedora. 

Por sua vez, os representantes do Banco Pan pediram desculpas aos trabalhadores em nome da empresa; se comprometeram a revisar o processo de desligamento; e construir melhores ferramentas. 

O Sindicato lembra aos trabalhadores demitidos do Banco Pan que não existe qualquer obrigatoriedade para a realização da "entrevista de desligamento". 

O Sindicato também reivindicou: 

  • A realização das homologações das demissões no Sindicato.
  • Instalação de Comissão de Conciliação Voluntária para os demitidos, com a participação do Sindicato.
  • Retomada da negociação sobre o PPR (Programa Próprio de Resultados) a partir de 2024. 

O Sindicato orienta que os trabalhadores demitidos façam uso da Calculadora de Homologação; e realizem agendamento para atendimento jurídico gratuito com a entidade, trazendo na data agendada todos os documentos referentes ao desligamento para verificação dos valores da rescisão, análise de situações específicas como questões de saúde, histórico de afastamento, gravidez, entre outros; e, se for o caso, a judicialização da demissão.  

Para agendamento do atendimento jurídico presencial, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, via telefone (11 3188-5200), WhatsAppchat ou e-mail.

Transferência de bancários para a Pan Financeira 

O Sindicato também cobrou do Banco Pan esclarecimentos sobre a transferência de bancários para a Pan Financeira. 

Os representantes do banco confirmaram a transferência de 197 bancários, alegando reconfiguração na área de Consignado/Financiamento. 

O Banco Pan se comprometeu com o pagamento dos direitos mais vantajosos para estes trabalhadores que deixaram a categoria bancária. Ou seja, caso um direito do trabalhador enquadrado como bancário seja superior ao do enquadrado como financiário, o Banco Pan se compromete a manter este direito aos transferidos para a Pan Financeira. 

O Sindicato reivindicou: 

  • Que o Banco Pan negocie a PPR 2024 dos trabalhadores transferidos com o Sindicato. 
  • Apresentação de um levantamento sobre as atividades realizadas por estes trabalhadores transferidos, de forma que o Sindicato possa verificar o enquadramento como financiário. 
  • Datas para visitas presenciais do Sindicato aos bancários e financiários do grupo Pan.
  • Antecipação da PLR do primeiro semestre de 2023 para trabalhadores ativos e demitidos.

Respostas do Banco Pan 

O Banco Pan se comprometeu a dar um retorno, até o dia 25 de setembro, sobre a instalação da CCV para os demitidos; realização de homologações no Sindicato; e negociação da PPR. 

Sobre a data para visitas presenciais do Sindicato; e o adiantamento da PLR; o Banco Pan se comprometeu a dar um retorno até a próxima semana. 

seja socio