O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região se reuniu nesta quarta-feira, 13 de setembro, com representantes do Banco Pan para cobrar esclarecimentos sobre a demissão em massa realizada pelo banco no início do mês; e também sobre a transferência de bancários para a Pan Financeira.
- Sem qualquer justificativa, Banco Pan começa a semana com demissões em massa
- Sindicato protesta contra demissão em massa no Banco Pan
"Gostaríamos de reforçar aos trabalhadores que permanecem no grupo Pan, seja no banco ou na financeira, que o Sindicato representa tanto bancários como financiários. Estamos acompanhando de perto esse processo de transferência de bancários para a financeira, atuando com firmeza em favor dos interesses dos trabalhadores", enfatiza a secretária-geral do Sindicato, Lucimara Malaquias.
"Aos demitidos, quero deixar claro que vocês não estão sós. O Sindicato está à disposição de vocês para a devida verificação da legalidade da demissão e dos valores da rescisão. Contem conosco sempre", acrescenta Lucimara.
Demissões
O Banco Pan, por meio dos seus representantes, confirmou a demissão de 173 bancários, e assegurou ao Sindicato que encerrou o processo de desligamentos.
O Sindicato cobrou o fim da "entrevista de desligamento", por considerar uma ação extremamente constrangedora.
Por sua vez, os representantes do Banco Pan pediram desculpas aos trabalhadores em nome da empresa; se comprometeram a revisar o processo de desligamento; e construir melhores ferramentas.
O Sindicato lembra aos trabalhadores demitidos do Banco Pan que não existe qualquer obrigatoriedade para a realização da "entrevista de desligamento".
O Sindicato também reivindicou:
- A realização das homologações das demissões no Sindicato.
- Instalação de Comissão de Conciliação Voluntária para os demitidos, com a participação do Sindicato.
- Retomada da negociação sobre o PPR (Programa Próprio de Resultados) a partir de 2024.
O Sindicato orienta que os trabalhadores demitidos façam uso da Calculadora de Homologação; e realizem agendamento para atendimento jurídico gratuito com a entidade, trazendo na data agendada todos os documentos referentes ao desligamento para verificação dos valores da rescisão, análise de situações específicas como questões de saúde, histórico de afastamento, gravidez, entre outros; e, se for o caso, a judicialização da demissão.
Para agendamento do atendimento jurídico presencial, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, via telefone (11 3188-5200), WhatsApp, chat ou e-mail.
Transferência de bancários para a Pan Financeira
O Sindicato também cobrou do Banco Pan esclarecimentos sobre a transferência de bancários para a Pan Financeira.
Os representantes do banco confirmaram a transferência de 197 bancários, alegando reconfiguração na área de Consignado/Financiamento.
O Banco Pan se comprometeu com o pagamento dos direitos mais vantajosos para estes trabalhadores que deixaram a categoria bancária. Ou seja, caso um direito do trabalhador enquadrado como bancário seja superior ao do enquadrado como financiário, o Banco Pan se compromete a manter este direito aos transferidos para a Pan Financeira.
O Sindicato reivindicou:
- Que o Banco Pan negocie a PPR 2024 dos trabalhadores transferidos com o Sindicato.
- Apresentação de um levantamento sobre as atividades realizadas por estes trabalhadores transferidos, de forma que o Sindicato possa verificar o enquadramento como financiário.
- Datas para visitas presenciais do Sindicato aos bancários e financiários do grupo Pan.
- Antecipação da PLR do primeiro semestre de 2023 para trabalhadores ativos e demitidos.
Respostas do Banco Pan
O Banco Pan se comprometeu a dar um retorno, até o dia 25 de setembro, sobre a instalação da CCV para os demitidos; realização de homologações no Sindicato; e negociação da PPR.
Sobre a data para visitas presenciais do Sindicato; e o adiantamento da PLR; o Banco Pan se comprometeu a dar um retorno até a próxima semana.