Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Demissões e mais

Crefisa: empregados relatam problemas e Sindicato pede diálogo e solução

Imagem Destaque
Imagem mostra homem vestido com uma camisa azul e segurando uma caixa com pertences, como se estivesse sendo demitido

Relatos de funcionários da Crefisa feitos ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região apontam preocupações com relação a três pontos:

  • Ampliação da rede credenciada do Bradesco Saúde;
  • Demissões constantes;
  • Queda na remuneração para os analistas da mesa de crédito.

Os apontamentos são de empregados das áreas administrativas, de TI, e da Contabilidade e Administração Comercial, lotados na sede da empresa (Rua Canadá), sede da empresa.

Os temas já foram levados à direção da financeira pelo Sindicato e voltarão a ser pauta prioritária nas próximas negociações.

Demissões e clima de insegurança

Várias áreas da sede da empresa têm relatado demissões atingindo sobretudo o pessoal com mais tempo de casa.

Um assistente administrativo descreve que os cortes ocorrem, geralmente, no início de cada mês.

“[São] Ótimos profissionais que não têm nenhuma reclamação. A preocupação ali é o nosso emprego. Essa situação é horrível. Esse medo toma conta de todos”, relata um trabalhador, sob sigilo.

Impacto na renda na Mesa de Crédito

Além do clima de apreensão com os empregos, analistas da Mesa de Crédito relatam uma queda brusca na remuneração total. O motivo foi o corte das horas extras habituais, o que revelou baixos salários para a função.

Como esses funcionários possuem jornada de seis horas e um salário menor, as horas adicionais compunham parte importante da renda mensal.

“Muito desses empregados, por cerca de uma década, estiveram dedicados e empenhados em suas entregas, inclusive com a realização de muitas horas extras, até além da previsibilidade legal. E enfrentaram situações adversas, como o período da pandemia”, explica Marcelo Gonçalves, diretor do Sindicato.

Em reuniões anteriores, o Sindicato já havia apontado essa questão, e reforça a reivindicação por uma compensação.

“Solicitamos à diretora-presidente e ao diretor-superintendente da Crefisa que seja avaliada a possibilidade de um reenquadramento ou valorização dos salários na Mesa de Crédito. Sabemos que é um assunto delicado, mas pedimos diálogo para encontramos uma solução conjunta”, pontua o dirigente.

Em reuniões anteriores, o Sindicato já havia apontado essa questão aos representantes da Crefisa.

“Voltamos a reiterar o pedido. Houve uma drástica perda salarial dos analistas da mesa. Todos ganham com um ambiente melhor de trabalho, com valorização e um salário também melhor”, reforça Marcelo.

Problemas no convênio médico

Outra queixa recorrente é a insuficiência da rede credenciada do plano Bradesco Saúde, considerada limitada pelos trabalhadores diante das necessidades da categoria.

O assunto já havia sido tratado com a direção da empresa e voltará a ser debatido nas próximas reuniões.

Procure o Sindicato

Se você é funcionário da Crefisa e está passando por problemas semelhantes, entre em contato com o Sindicato. Veja contatos no final deste texto. O sigilo é absoluto.

Fortaleça a luta pelos seus direitos!

Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, lembra que a entidade é a principal barreira de defesa dos direitos dos empregados e se mantém com as sindicalizações.

“Ao se filiar, você passa a fazer parte da luta permanente por melhores condições de trabalho. Quanto maior o número de associados, mais forte se torna a representatividade da nossa entidade, ampliando sua capacidade de mobilização e de atuação nas mesas de negociação com os bancos.”

“Foi essa união e força coletiva da categoria organizada que garantiu, ao longo dos anos, importantes conquistas, como a PLR, o VA, o VR, entre muitos outros direitos. Associe-se já e contribua para o fortalecimento dessa luta em defesa dos nossos direitos”, acrescenta a dirigente.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio