Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Organização coletiva

Plenária acolhe, une e mobiliza trabalhadores demitidos e da ativa do Will Bank

Imagem Destaque
Imagem mostra quatro pessoas sentadas em torno de uma mesa. elas estão com os braços retos e dando as mãos, em sinal de união

Sentimentos como apreensão, ansiedade e abandono por parte do Will Bank e do liquidante prevaleceram entre os mais de 300 trabalhadores demitidos e ainda ligados à instituição financeira liquidada pelo Banco Central, durante plenária virtual organizada pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

O objetivo da reunião, realizada na noite desta quinta-feira 5, foi acolher, mobilizar e unir os trabalhadores, e colocá-los a par das ações que estão sendo adotadas pelo Sindicato, como o ofício encaminhado para o liquidante e as cobranças para uma reunião e manutenção dos direitos dos trabalhadores.

Participou também da plenária Alberto Paiva, diretor do Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing de São Paulo e Grande São Paulo) – aproximadamente 500 trabalhadores deste ramo estão sendo afetados pela liquidação e, por isto, ações conjuntas serão realizadas.

Empregados não podem ser penalizados!

O Sindicato pede celeridade e transparência, e que os trabalhadores tenham seus direitos preservados e garantidos.

“A liquidação do Will Bank foi decretada no dia 21 de janeiro e, imediatamente, o Sindicato enviou ofício ao interventor nomeado pelo Banco Central solicitando uma reunião urgente. Nosso objetivo é garantir que todo o processo ocorra com respeito aos trabalhadores e plena preservação de seus direitos. O Sindicato reforça que os empregados não podem ser penalizados e cobra máxima transparência na condução da liquidação. Estamos ao lado dos trabalhadores e vamos continuar mobilizados para que os seus direitos sejam garantidos.”

Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

“Nesse momento, os meios de comunicação demonstram uma grande preocupação com o sistema financeiro, com as instituições, mas não se preocupam minimamente com os trabalhadores, pais e mães de família que, do dia para a noite, se viram sem emprego ou em vias de perdê-lo. É muito importante que os trabalhadores se unam nesse momento para, juntos com o Sindicato, buscarmos uma solução”, enfatiza Irene Juarez, diretora do Sindicato.

Entenda

Após o Banco Central (BC) decretar a liquidação do Will Bank, no último dia 21 de janeiro, o Sindicato iniciou monitoramento para garantir que nenhum direito dos trabalhadores fosse desrespeitado. A instituição pertencia ao grupo Master, que estava desde novembro sob regime de administração especial temporária.

Logo após o anúncio, trabalhadores relataram ao Sindicato a perda imediata de acesso aos sistemas internos. Em reunião virtual, foram informados apenas que o BC assumiria a gestão da instituição, através do liquidante nomeado.

A liquidação é aplicada quando o BC considera que a instituição financeira não tem condições de se recuperar. Nesse caso, as operações da instituição são paralisadas e ela é excluída do sistema financeiro nacional.

O Will Bank contava com mais de 700 empregados ativos, somente na financeira (dados do BC, de outubro de 2025). O Sindicato busca contato com a equipe do liquidante nomeada pelo BC solicitando reunião.

O objetivo é assegurar que o processo de encerramento não resulte em penalizações aos trabalhadores e que todas as verbas rescisórias e direitos previstos na lei e na Convenção Coletiva de Trabalho sejam respeitados.

Fortaleça a luta pelos seus direitos!

Neiva Ribeiro destaca a importância de se manter sindicalizado. “Ao se filiar, você passa a fazer parte da luta permanente por melhores condições de trabalho. Quanto maior o número de associados, mais forte se torna a representatividade da nossa entidade, ampliando sua capacidade de mobilização e de atuação nas mesas de negociação com os bancos. Foi essa união e força coletiva da categoria organizada que garantiu, ao longo dos anos, importantes conquistas, como a PLR, o VA, o VR, entre muitos outros direitos. Associe-se já e contribua para o fortalecimento dessa luta em defesa dos nossos direitos.”

seja socio