Empregados de cooperativas de crédito e mútuo da base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região receberão, até 29 de setembro, as diferenças salariais conquistadas em acordo aditivo. As diferenças são retroativas a 1º de junho de 2023.
O Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo para renovação das cláusulas econômicas foi negociado pelo Sindicato e aprovado pelos trabalhadores em assembleia no dia 24 de agosto. O ACT prevê, entre outros pontos, reajuste de 5% nos salários e demais verbas (gratificações e benefícios), para o período retroativo a 1º de junho de 2023 e até 31 de maio de 2024.
Esse reajuste equivale ao INPC/IBGE, acumulado de junho de 2022 a maio de 2023 (que corresponde a 3,74%), acrescido de aumento real de 1,21%.
As demais cláusulas sociais permanecem válidas e com vigência até 31 de maio de 2024.
“O acordo mostra o quanto a organização dos trabalhadores em seus sindicatos resulta em valorização e melhor remuneração. São conquistas que não partem da generosidade dos empregadores, mas da mobilização e do respeito à via negocial. O Sindicato continuará atuando pela garantia dos direitos e por melhores condições de trabalho para os empregados de empresas do ramo financeiro”, destaca a secretária-geral da entidade, Lucimara Malaquias.
Com o Acordo Coletivo aprovado, salários e demais verbas passarão a ter os seguintes valores da tabela abaixo: