Pular para o conteúdo principal

Bancários de SP somam forças à manifestação histórica contra anistia e PEC da Blindagem

Imagem Destaque
Bandeira do Brasil na manifestação contra anistia e contra a PEC da Blindagem. Imagens: @brunominnemannfotos / cc @midianinja

Milhares de pessoas tomaram as ruas em 33 cidades do Brasil neste domingo (21) contra a PEC da Blindagem e os projetos que tentam garantir anistia aos golpistas do 8 de janeiro. Em São Paulo, o protesto em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) reuniu cerca de 42,4 mil pessoas, segundo o Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP).

O mote "Congresso inimigo do povo" esteve presente em diversos cartazes, sendo que a atuação de parte do Congresso em favor da PEC da Blindagem, que dificulta a investigação de deputados e senadores, a da anistia para golpistas foi um dos principais motivos para as pessoas irem às ruas.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região esteve presente e apoiou a mobilização, reforçando que, enquanto parlamentares debatem propostas que favorecem a blindagem de políticos e a anistia de golpistas, projetos que trariam benefícios concretos à população, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a isenção de IR sobre a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e o fim da escala 6×1, permanecem paralisados.

Neiva Ribeiro e Juvandia Moreira, presidentas do SEEB SP e da Contraf-CUT, durante manifestação na Av. Paulista

"As manifestações de domingo mostraram que a sociedade não aceita a chamada PEC da Blindagem, que é uma afronta à democracia e busca proteger políticos em vez de atender as necessidades da população. O Congresso tem pautas muito mais urgentes e relevantes para votar, como o fim da jornada extenuante de seis dias por um de descanso e a ampliação da isenção do Imposto de Renda, que trariam alívio e dignidade à classe trabalhadora, entre outras. O país precisa avançar em justiça social, e não retroceder em privilégios", afirmou Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato, durante sua participação no protesto.

Mobilização nacional

Show de gigantes: Caetano Veloso, Djavan, Chico Buarque e Gilberto Gil juntos contra anistia e PEC da Blindagem. Imagens: Mídia Ninja

As manifestações ocorreram em capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, João Pessoa, Maceió, Natal, Teresina, Belém, Manaus e Cuiabá, além de diversas cidades do interior.

Em Copacabana, no Rio de Janeiro, cerca de 41,8 mil pessoas acompanharam o ato cultural com apresentações de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Paulinho da Viola e Djavan, que entoaram músicas históricas de resistência, como Cálice e Apesar de Você.

"Não podemos deixar de responder aos horrores que vêm se insinuando à nossa volta", declarou Caetano. Gilberto Gil lembrou que "o Brasil já passou por momentos parecidos sempre em busca da autonomia, o bem maior do nosso povo".

seja socio