
O CineB, projeto apoiado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, promove em setembro sessões gratuitas do filme Tarsilinha, animação dirigida por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. Inspirado nas obras da pintora modernista Tarsila do Amaral, o longa apresenta ao público infantil um universo colorido e lúdico, aproximando famílias da arte e da cultura nacional.
As exibições acontecem em diferentes bairros da capital, com destaque para a região de Cidade Tiradentes, que não possui salas de cinema em funcionamento. O coordenador do CineB, Cidálio Vieira, ressalta a importância de levar o audiovisual nacional para a periferia.
"Cidade Tiradentes tem cerca de 400 mil moradores. Garantir acesso ao cinema é uma forma de reduzir a desigualdade cultural e aproximar a população da produção brasileira", afirma Cidálio.
A presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro, reforça o caráter social da iniciativa. "O CineB amplia o acesso à cultura brasileira, aproximando o trabalhador e sua família de experiências artísticas que fortalecem a identidade e o conhecimento coletivo", diz.
Com classificação livre, Tarsilinha narra a aventura de uma menina que, ao ver a memória da mãe ser roubada, parte em busca da Lagarta em um mundo fantástico, onde enfrenta desafios e descobre sua coragem.
Programação
Cinema Brasileiro no Jardim Sydney – Pirituba
19/9 (sexta-feira), às 19h
Associação Bem Que Me Faz – Rua Campinorte, 157
Cinema Brasileiro na Central 65 – Cidade Tiradentes
21/9 (domingo), às 19h
Associação do Bem – Rua Aldo Lombardi, 85
Cinema Brasileiro no Inácio Monteiro – Cidade Tiradentes
24/9 (quarta-feira), às 19h
Associação Fênix – Rua Barão Antônio de Bemfica, 35
Cinema Brasileiro no Prestes Maia – Cidade Tiradentes
25/9 (quinta-feira), às 19h
Conjunto José Bonifácio – Rua Guilherme de Abreu Sodré, 100
Sobre o CineB
Desde sua criação, o CineB já realizou 766 sessões gratuitas em mais de 300 bairros da capital e em 24 cidades, reunindo cerca de 95 mil espectadores. O projeto também é responsável pelo Prêmio CineB de Cinema Brasileiro, que já homenageou 257 entidades e 193 diretores.
Além das exibições, o projeto leva para as comunidades uma estrutura completa: telão, projeção digital, sistema de som, cadeiras personalizadas, tapete vermelho e distribuição gratuita de pipoca, transformando os espaços em verdadeiras salas de cinema.
Siga o CineB nas redes sociais
