Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Rentismo

Juros baixos já! Sindicato protesta no Banco Central pela redução da Selic

Imagem Destaque
Imagem mostra dirigentes do sindicato dos Bancários de São Paulo reunidos em frente ao prédio do Banco Central

O Sindicato dos Bancários de São Paulo protestou pela redução da taxa Selic em frente ao prédio do Banco Central na capital paulista, nesta terça-feira 16. No mesmo dia teve início a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para definir a taxa básica de juros da economia pelos próximos 45 dias.

“A gente quer juros baixos para contribuir com o desenvolvimento econômico e social, e para melhorar a atividade econômica. Nós bancários, assim como os trabalhadores em geral, dependemos de que os juros sejam baixos para melhorar a atividade econômica. Nós questionamos que os bancos ganhem tanto com o rentismo, ganhem tanto especulando com a atividade econômica, enquanto a população tem que pagar 300% de juros”, afirmou Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

“Para além de denunciar essa alta taxa de juros, que dificulta a vida dos trabalhadores e dos mais pobres, a gente também está aqui hoje para denunciar quem mais se beneficia e quem mais ganha com esse sistema de alta taxa de juros. A política monetária no Brasil está a serviço dos banqueiros e dos rentistas. Esses mesmos que demitem mil trabalhadores, pais e mães de família, que terceirizam para remeter lucro para fora do país, e o que eles deixam aqui é pobreza, desemprego e adoecimento. Os banqueiros têm que pagar mais impostos, os rentistas têm que ajudar a pagar essa conta, e com os trabalhadores [incluídos] no Orçamento”, acrescentou Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato.

seja socio