
Já começou o 4º Censo da Diversidade no setor bancário, e a participação de cada bancário e bancária é fundamental para o futuro da categoria. A pesquisa é rápida, segura e pode ser respondida diretamente na intranet do seu banco, onde estarão disponíveis o link e o QR Code específicos de cada instituição.
O levantamento é conduzido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e vai abranger cerca de 405 mil trabalhadores CLT e 5 mil estagiários e aprendizes de 35 bancos, o que representa 93% da força de trabalho do setor, segundo o Caged.
Conquista da categoria
O Censo da Diversidade é fruto da Campanha Nacional 2024 e está garantido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), Cláusula 136. Historicamente, o censo foi fundamental para a obtenção de diversas conquistas da categoria bancária, como aponta Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
“Com a realização das edições anteriores do Censo da Diversidade (2008, 2014 e 2019) conseguimos comprovar as desigualdades salariais e de oportunidade para mulheres, negros e negras, PCDs (Pessoas com Deficiência) e pessoas LGBTQIA+. Graças aos dados obtidos, conseguimos avanços na nossa CCT como, por exemplo, a inclusão de parceiros no plano de saúde e a extensão deste e de todos os direitos para casais do mesmo sexo”
Neiva Ribeiro
Presidenta do Sindicato e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários
A divulgação do resultado do 4º Censo da Diversidade está prevista para fevereiro de 2026. Para mais informações ou dúvidas, acesse: censo.diversidade.org.br
