A Comissão Nacional dos Financiários voltou à mesa de negociação com a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) nesta quinta-feira 24, na segunda rodada de debates para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.
Na pauta, a representação dos trabalhadores apresentou reivindicações relacionadas à saúde, condições de trabalho, prevenção e combate ao assédio moral e sexual e à discriminação, além da garantia da atuação sindical nos locais de trabalho.
Combate ao assédio e proteção à saúde
Os financiários também cobraram medidas efetivas de prevenção e combate ao assédio moral e sexual e à discriminação no ambiente de trabalho. A reivindicação é para que as empresas adotem mecanismos capazes de prevenir essas práticas e garantir apuração adequada das denúncias apresentadas pelos trabalhadores e pelas entidades sindicais.
A representação dos trabalhadores também destacou a importância do cumprimento das Normas Regulamentadoras NR-1 e NR-17, com atenção aos riscos psicossociais, à organização do trabalho e às condições ergonômicas.
A cobrança é para que as normas não fiquem apenas no papel e resultem em ações concretas de prevenção ao adoecimento e de melhoria das condições de trabalho nas financeiras.
Liberdade sindical e acesso aos trabalhadores
Outro ponto enfatizado na negociação foi a necessidade de garantir o acesso dos sindicatos aos locais de trabalho. A representação dos financiários destacou que o contato direto com os trabalhadores é fundamental para que as entidades sindicais possam exercer plenamente sua função de representação, ouvir demandas e acompanhar as condições de trabalho nas empresas.
“O acesso do Sindicato aos locais de trabalho é uma dimensão concreta da liberdade sindical, posição já consolidada pela convenção 87 da Organização Internacional de Trabalho e também garantido pelo artigo 8º da Constituição Federal”, destaca Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato.
Vacinação para todos
Entre as reivindicações apresentadas está a ampliação das campanhas de vacinação promovidas pelas financeiras. Algumas empresas já oferecem imunização aos seus empregados, mas a representação dos trabalhadores defendeu que a iniciativa seja estendida a toda a categoria.
Para a Comissão Nacional dos Financiários, facilitar o acesso às vacinas é uma importante medida preventiva, que contribui para ambientes de trabalho mais saudáveis, reduz a possibilidade de surtos e a disseminação de doenças e gera benefícios que ultrapassam os locais de trabalho, alcançando também as famílias e a sociedade.
Próxima negociação será dia 28
A negociação integra a campanha dos financiários pela renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. A próxima rodada de negociação está prevista para segunda-feira 28. A primeira negociação ocorreu na quarta-feira 23, quando foram apresentadas as reivindicações prioritárias.