Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sindicato

Bancários da Caixa Federal têm conquista histórica

Linha fina
Plano de saúde da empresa poderá ser estendido a companheiro ou companheira do mesmo sexo
Imagem Destaque
Os bancários da Caixa Econômica Federal conseguiram garantir, na campanha salarial 2005, uma conquista que leva os funcionários do banco à vanguarda da sociedade brasileira. A partir de agora os empregados da Caixa poderão incluir no plano de saúde o companheiro ou a companheira do mesmo sexo. A reivindicação, de mais de uma década, foi alcançada após a greve de seis dias realizada pelos trabalhadores este ano.

Os bancários paralisaram suas atividades do dia 6 de outubro ao dia 11. A categoria conquistou, ainda, reajuste salarial de 6%, abono de R$ 1.700 e participação nos lucros de resultados de 80% do salário mais valor fixo de R$ 800.
No país são 400 mil bancários – São Paulo, Osasco e região somam 106 mil – com data-base em 1º de setembro. O acordo coletivo foi assinado na tarde desta segunda, dia 17.

Cidadania – Para Jackeline Machado, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e funcionária da CEF, a vitória alcançada em relação ao plano de saúde não é apenas dos empregados da Caixa, mas de todos os trabalhadores. “É um reconhecimento aos direitos dessas pessoas. Isso abre um precedente importante para que o mesmo direito chegue a outras instituições financeiras e demais empresas. Mais do que uma conquista econômica é de afirmação da cidadania”, afirma. Jackeline lembra que o fim de todas as formas de discriminação é uma das bandeiras permanentes do Sindicato para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
seja socio