Pular para o conteúdo principal

Greve dos bancários segue forte apesar da intransigência dos banqueiros

Imagem Destaque
A greve dos bancários de São Paulo, Osasco e região se manteve forte nesta segunda-feira 10, décimo quarto dia de greve. Balanço final aponta que na base deste Sindicato 812 locais de trabalho ficaram fechados, sendo 16 prédios administrativos de banco, abrangendo 25 mil trabalhadores.

“Estamos lutando por nossos direitos. Não vamos aceitar ameaças nem retaliações seja de bancos públicos ou privados. A greve é um direito de todos os trabalhadores e a forma de resolver essa situação é os banqueiros apresentarem uma proposta que dialogue com as reivindicações da categoria”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Sem proposta da federação dos bancos (Fenaban) tampouco negociação marcada, os bancários entram nesta terça-feira 11, no décimo quinto dia de greve.

O Comando Nacional dos Bancários irá se reunir em São Paulo, nesta terça-feira 11, a partir das 10h, para discutir os rumos e estratégias do movimento.

Ato – Os bancários seguem mobilizados e realizam um ato nesta terça-feira 11, a partir das 16h, na praça do Patriarca.

Histórico – Os bancários estão em greve desde 27 de setembro porque, após um mês e meio e cinco rodadas de negociação, receberam como proposta do setor patronal aumento real de apenas 0,56%. Além de oferecer baixo reajuste salarial, disseram não às demais reivindicações: não à valorização nos pisos, não à participação maior nos lucros e resultados (PLR), não à melhoria nas condições de trabalho, não à segurança, não à saúde e não para mais contratações – o que permitiria melhorar o atendimento nas agências e reduziria o ritmo estressante de trabalho.

Dados da Categoria – Os bancários são uma das poucas categorias no país que possui Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) com validade nacional. Os direitos conquistados têm legitimidade em todo o país. São 484 mil bancários no Brasil, sendo 135 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A data-base da categoria é primeiro de setembro.
seja socio