O banco Itaú de forma irregular está transportando bancários de helicóptero já que não tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar pousos e decolagens do prédio do ITM, zona oeste da capital, onde funciona o Serviço de Atendimento ao Cliente da instituição financeira. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região encaminhou denúncia à Anac e solicitou vistoria do órgão competente. Além disso, estuda outras medidas judiciais para interromper tal irregularidade.
Os bancos, ao invés de apresentar proposta decente à categoria bancária, em greve há onze dias, preferem desrespeitar o legítimo direito de mobilização dos trabalhadores utilizando práticas antissindicais como obrigá-los a entrar de madrugada, transferir para locais de trabalho distantes e ainda transportando-os de helicóptero para que não possam participar dos protestos. Os bancos espalham boatos e utilizam-se de ações judiciais e ameaças para tentar obrigar os bancários a voltar ao trabalho.
Tudo isso tem sido em vão e essas práticas só demonstram o desrespeito dos donos das instituições financeiras pelos seus empregados. Os bancários estão em greve desde 27 de setembro porque, após um mês e meio e cinco rodadas de negociação, receberam como proposta do setor patronal o aumento real de apenas 0,56%. Os bancos, cujo lucro cresceu 20% apenas no primeiro semestre do ano – têm condições de retomar as negociações, melhorar essa proposta e atender às demais reivindicações da categoria que buscam melhores condições de trabalho para reduzir o adoecimento que atinge níveis epidêmicos no setor. Os bancários estão abertos à negociação, está nas mãos dos bancos por fim à greve.
Juvandia Moreira
Presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osaco e Região