Pular para o conteúdo principal

Aditivos do BB e da Caixa estão assinados

Linha fina
Empregados e funcionários dos bancos públicos confirmam conquistas arrancadas após greve
Imagem Destaque

São Paulo - Representantes dos empregados da Caixa Federal e dos funcionários do Banco do Brasil assinaram, com as respectivas direções das empresas, as renovaçoes dos acordos aditivos com direitos específicos dos dois bancos.

Primeiro foi na Caixa, que pagará no dia 11 a primeira parcela da regra básica da PLR, do valor adicional da PLR e da PLR social. Entre as conquistas do acordo aditivo está a valorização do piso de ingresso que passa para R$ 1.963 para os empregados que ultrapassam os 90 dias de empresa, a manutenção da PLR Social – que corresponde à distribuição linear de 4% do lucro líquido entre os trabalhadores de agências e complexos– e a ampliação do quadro que totalizará 92 mil até dezembro de 2012 e 99 mil até dezembro de 2013.

> Sindicato assina acordo aditivo com a Caixa

Outro avanço é a criação de Grupo de Trabalho para discutir regras para descomissionamento a partir de propostas dos empregados.

Logo depois foi a vez do Banco do Brasil. Os bancários já receberão a antecipação da PLR ainda nesta sexta-feira 5. Os bancários do BB conquistaram avanços nas questões específicas que estão previstos no acordo aditivo como: a adesão da instituição financeira ao instrumento de combate ao assédio moral, novo plano de cargos de seis horas, a instalação de comissões de conciliação para discutir 7ª e 8ª horas; a promoção dos funcionários do nível A1 para A2 após três meses – antes o prazo era de dois anos –, o que garantirá mais 3% nos salários.

> Assinado acordo do Banco do Brasil

Fenaban - A renovação da Convenção Coletiva de Trabalho de toda a categoria foi assinada pelo Comando Nacional e por representantes da federação dos bancos na terça-feira 2.


Redação - 4/10/2012

seja socio